Entre as sete dezenas de espaços, espalhados por seis zonas da cidade, incluídos na edição deste ano da Open House Lisboa, a visita aos meandros da Ponte 25 de Abril constitui-se como um dos maiores chamarizes. A quarta edição da versão lisboeta desta festa global da arquitectura realizar-se-á no fim-de-semana de 10 e 11 de Outubro e oferecerá, como sempre, um roteiro gratuito por alguns dos edifícios e equipamentos mais emblemáticos da capital portuguesa. Dele fazem parte escolas, palácios, igrejas, teatros, edifícios de escritórios, mas também infra-estruturas icónicas e habitações privadas – resultantes ora de projectos de raiz, ora de reabilitações.

 

Da lista de visitas deste ano – que será, progressivamente, revelada na sua totalidade, até ao dia 25 de Setembro – fazem já parte, para além da Ponte 25 de Abril, locais como o Aqueduto das Águas Livre, o atelier Pedro Pacheco, a Biblioteca Nacional, a Central de Recolha de Resíduos Urbanos Compactos do Parque das Nações, o Atelier-Museu Júlio Pomar, o Supremo Tribunal de Justiça, o Observatório Astronómico de Lisboa, a Estação de Tratamento de Águas Residuais de Alcântara, o Museu da Electricidade, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Teatro Thalia, um apartamento em Santa Catarina, o Centro de Comando Operacional de Lisboa, o Padrão dos Descobrimentos, o Palácio de Santos / Embaixada de França, o Panoptico Hospital Miguel Bombarda ou o Palácio Nacional da Ajuda.

 

A organização do Open House, que está a cargo da Trienal de Arquitectura de Lisboa – em parceria com a empresa municipal EGEAC -, assegura que a edição 2015 “irá envolver um maior número de especialistas para uma maior aproximação dos autores ao visitante contextualizando opções de projecto, explicando inspirações e desvendando processos de criação”. A generalidade das visitas não requererá marcação, sendo que as mesmas se realizarão por ordem de chegada das pessoas. Os interessados terão de consultar os horários no sítio www.openhouselisboa.com, onde se apresentará o elenco completo dos locais visitáveis, a partir de 25 de Setembro. Haverá três tipos de visitas: visitas livres, visitas acompanhadas por voluntários e visitas comentadas pelos próprios autores do projecto ou outros especialistas.

 

O Open House Lisboa teve a sua primeira edição em 2012 e a média anual de visitantes de cada ano, de acordo com a organização, situa-se em cerca de 14.500 pessoas. O Open House nasceu em Londres, em 1992, com o intuito de democratizar o acesso à arquitectura de qualidade. Desde então, a organização disseminou-se por mais de 30 cidades em todo o mundo, entre as quais Roma, Oslo, Atenas, Melbourne, Praga, Helsínquia ou Chicago. Em Julho passado, o Porto conheceu a sua primeira edição, à qual comparecerem 11 mil visitantes.

 

Mais informações: www.openhouselisboa.com

 

A ler: Ciclovia na Ponte 25 de Abril? A ideia é apelativa mas não reúne consenso

 

Texto: Samuel Alemão

 

 

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com