Anda em torno da fotografia e dos audio-visuais a exposição que, de dia 23 de Setembro até 24 de Novembro, vai ocupar o pavilhão preto do Museu da Cidade, no Campo Grande, dedicada à cultura cigana.

Neste local, e destinado sobretudo aos visitantes de origem cigana, vai ser montado um pequeno estúdio fotográfico onde quem quiser se poderá fazer fotografar. Haverá também uma pequena sala de cinema com filmes de temática cigana, onde passará um video inédito sobre o famoso e pouco ortodoxo músico e “cantaor” de flamenco Camarón de la Isla (1950-1992), bem como um documentário sobre a migração inicial deste povo da Índia para a Europa.

“É uma exposição documental muito focada nas questões culturais, com fotografias que vão desde o início do século passado até aos nossos dias, sobretudo de Espanha”, disse José Luís Fernandes, que cordena a montagem da mostra Vidas Ciganas, um projecto sobre a imagem actual dos ciganos europeus iniciado no país vizinho. Mostram-se também registos fotográficos portugueses, nomeadamente imagens registadas por Eduardo Gageiro nos anos 80 e mais recentes, de Miguel Ribeiro Fernandes.

Objectos musicais, vestidos e uns sapatos de flamenco usados por La Chunga (Micaela Flores Amaya), a dançarina de flamenco que conviveu com Picasso e Dali, juntam-se nesta exposição que ocupa cerca de 500 metros quadrados.

Na noite do dia 28 de Outubro, no Tivoli, o maestro espanhol Paco Suarez dirige um concerto de homenagem a Camarón. O especialista em música cigana, em 2001 nomeado director titular da European Rom Sinphonic Orquestra (Bulgária), “reuniu uma pequena orquestra de câmara, de oito elementos, que vão interpretar temas de Camarón de la Isla, o que será uma estreia em Portugal”, disse o organizador da exposição. O espectáculo na sala da Avenida da Liberdade conta ainda com o “cantaor” Vicente Soto “Sordera”, que interpretará poemas de Fernando Pessoa. Os bilhetes são baratos: entre os cinco e os 15 euros.

Segundo Ribeiro Fernades, haverá entre quatro a cinco mil cidadãos ciganos na Área Metropolitana de Lisboa, mas estes números podem não ser exactos. Uma estimativa da secção portuguesa da Amnistia Internacional admite que vivam em Portugal entre 30 a 50 mil, grande parte dedicando-se ao comércio ambulante.

Os ciganos vieram para a Península Ibérica na segunda metade do século XV e uma das primeiras referências à sua presença no território que é hoje a Europa encontra-se num texto hagiográfico de 1068, redigido num mosteiro do Monte Athos, segundo se lê na “História do Povo Cigano”, de Angus Fraser (Ed. Teorema). Aí se dava conta da presença em Constantinopla (a actual Istambul) de “atsinganoi”, gente que gozava da reputação de grandes amestradores de ursos e adivinhos.

 

Texto: Francisco Neves     Fotografia:David Clifford

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com