Vendedores do Mercado da Ribeira dizem que estão a perder clientes

ACTUALIDADE
Francisco Neves

Texto

VIDA NA CIDADE

Misericórdia

30 Julho, 2014


Os vendedores tradicionais do Mercado da Ribeira perderam clientes desde que aquele espaço foi reformulado para exploração pela empresa da revista Time Out, em Maio passado. Foi a queixa apresentada, terça-feira (dia 29 de Julho), perante a Assembleia Municipal de Lisboa, por um vendedor de flores ali instalado desde 1989, durante a última sessão daquele órgão antes das férias estivais. E isto apesar de o referido comerciante até reconhecer que o local está “incomparavelmente mais bonito”.

Com a recente reconversão, salientou o vendedor António Alves Miguel, o Mercado da Ribeira tornou-se “uma coisa diferente”. “Por coincidência ou não, estamos a vender cada vez menos. Os clientes que temos deixaram de ir, muitas pessoas deixaram de ir, porque o mercado já não é o mercado para onde fomos em 1989”, queixou-se.

António Miguel criticou também a Polícia Municipal (PM) por, alegadamente, estar a ser mansa com o estacionamento irregular, quando dantes seria dura. “Durante anos, era raro o dia em que um operador daquele mercado não era multado por ter o carro mal estacionado. Neste preciso momento, ninguém é multado, desde que os senhores da Time Out foram para lá”, disse.

O cidadão criticou também a organização do estacionamento para os operadores do mercado, dizendo que não há uma separação clara das zonas dos vendedores e dos concessionários do restaurado equipamento da Praça de Dom Luís I.

CML tem luz verde para primeiro pacote de alienação de património

Também na sessão de ontem da assembleia, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, teve que se esforçar, fazendo várias intervenções, para defender o primeiro pacote de uma série de 17 propostas de alienação de património camarário, num total de 24 prédios.

Com uma agenda financeira apertada, o município quer assim amortizar 59 milhões de euros do total de 65 milhões a pagar este ano. Nesta “bóia de salvação do executivo”, como lhe chamou o deputado municipal Sobreda Antunes, dos Partido Os Verdes (PEV) , incluem-se, por exemplo, os palácios Marquês de Tancos e Monte Real e o muito polémico quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB), à beira do Hospital da Luz (grupo BES), que para lá se quer expandir.

Chegou a dizer-se que o executivo estava a montar uma hasta pública à medida do hospital privado. Mas António Costa insistiu em dizer que o quartel, o mais recente erguido em Lisboa, em 2004, já tinha o destino traçado no âmbito do programa de restruturação da estrutura operacional do RSB, aprovado no ano passado.

Costa acrescentou que o seu e executivo teve o cuidado de alterar o Plano de Pormenor do Eixo Urbano Luz-Benfica de forma a alterar o uso do terreno, para permitir que lá se construa também habitação. Isso fez subir a avaliação do lote dos 11 para os 15 milhões de euros. A proposta de alteração do plano de pormenor acabou por ser aprovada com os votos da maioria socialista, o voto contra do BE, PEV e PAN e a abstenção do PSD, PCP, CDS e MPT.

A Comissão de Finanças, Património e Recursos Humanos da AML, que se pronunciou sobre todas as propostas votadas – aprovadas pela maioria, com a abstenção do PSD e PAN, voto contra do BE e diferentes posições de PCP, PEV e MPT, conforme as circunstâncias – , alertou que as transacções devem ser transparentes e avisou que as vai acompanhar.

* Texto corrigido às 22h1o de 30 de Julho. Corrige “Hospital de Santa Cruz” por “Hospital da Luz”

MAIS ACTUALIDADE

COMENTÁRIOS

  • João Barreta
    Responder

    A mais do que evidente “restaurantização” dos Mercados Municipais (Ribeira e Campo de Ourique, … apenas estes … para já!!) não é (e todos teriam plena consciência disso) a solução para a revitalização dos Mercados da cidade. Se nos disserem que é solução para “revitalização” do espaço que estava afecto aos Mercados, isso será coisa distinta. Há novos clientes para uma … nova oferta.

  • Miguel Andrade
    Responder

    Tristeza – Vendedores do Mercado da Ribeira dizem que estão a perder clientes http://t.co/giTpT1Thqk

  • Responder

    A mais do que evidente “restaurantização” dos Mercados Municipais (Ribeira e Campo de Ourique, … apenas estes … para já!!) não é (e todos teriam plena consciência disso) a solução para a revitalização dos Mercados da cidade. Se nos disserem que é solução para “revitalização” do espaço que estava afecto aos Mercados, isso será coisa distinta. Há novos clientes para uma … nova oferta. JOAO BARRETA

  • Jorge Amieira
    Responder

    Eles e tantos outros negócios por esse país fora.

  • Responder

    CONCORDO EMMMMMMABSOLUT DR:JOAO

  • Susana Novais Santos
    Responder

    É triste que agora só o que é “fashion” é que tem sucesso (embora, na maioria dos casos, efémero). A gente gira não frequenta mercados – que seca, que porcaria, que horror! – a não ser que tenham um selo “fashion”, tipo Time Out, sei lá, que giro.

    (Nota: O hospital a que se refere é o Hospital da Luz e não de Santa Cruz.)

    • Samuel Alemão
      Responder

      Tem toda a razão em relação ao hospital, Susana. Obrigado por ter reparado no lapso, pelo qual pedimos desculpa aos leitores. Está corrigido.

  • João Barreta
    Responder

    O Comércio sempre foi uma questão de oferta e procura. Se os clientes do “novo Mercado da Ribeira” (leia-se oferta de restauração) não vão às flores, porque não fazer com que sejam as “flores” a ir ao encontro desses novos clientes. Parece que são muitos e … estão mesmo mesmo ali ao lado.
    A oportunidade está mesmo ali à mercê. Porque não a oferta de uma flor aos clientes que estão a almoçar “ali ao lado”?? O problema do Comércio dos nossos Mercados também passa pela fraca adesão ao associativismo e iniciativas conjuntas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    s as flores

    • alves niguel
      Responder

      porque não é permitido pela TimeOut
      Devias fazer como as pessoas de bem e só falar do que sabes

      resposta a joão barreta de 30 de julho

  • Francisco da Silva
    Responder

    Vendedores do Mercado da Ribeira dizem que estão a perder clientes http://t.co/S8Mr7zy03P

  • José
    Responder

    Vai sempre existir, gente a dizer mal. Parece que queria um mercado velho a cair???

    • alves niguel
      Responder

      Devias dizer que és parte do problema e quanto te pagam os Srs. da TimeOut.

  • Jorge Nunes
    Responder

    Vendedores do Mercado da Ribeira dizem que estão a perder clientes http://t.co/yl7yQMrraM

  • João Barreta
    Responder

    Há quem pense que em relação aos mercados municipais já se chegou àquela fase em que o que interessa é que se fale deles, nem que seja só para falar mal. Eu, seguramente, não me incluo nesse grupo e quero crer que a maioria dos “Corvistas” também não!!

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Send this to a friend