Uma visita ao Cemitério dos Prazeres
Neste fim-de-semana, como acontece todos os anos, milhares de pessoas rumarão aos cemitérios. O Dia de Todos-os-Santos é assinalado a 1 de Novembro (domingo) e o Dia de Finados a 2 de Novembro (segunda-feira). Em Lisboa, o Cemitério dos Prazeres é um lugar de especial importância, tanto pela sua dimensão como pela sua história e simbolismos diversos. Construído em 1833, na sequência de um surto de cólera, é um dos mais destacados expoentes do romantismo, cuja marca se evidencia através da arquitectura de muitos dos jazigos individuais e familiares.
Local prenhe de significado, pelas múltiplas leituras sociais, históricas e estéticas que permite, tem vindo a ganhar relevância nos roteiros turísticos. Situado numa das extremidades do percurso do mais famoso eléctrico de Lisboa, o 28, este ano, em Junho, o Cemitério dos Prazeres recebeu o Certificado de Excelência do sítio de viagens TripAdvisor, o mais conhecido dos que colectam avaliações de viajantes em todo o mundo. Um notável reconhecimento para o mais visitados dos cemitério da capital, administrado pela câmara municipal desde 1840.
As fotografias de Paula Ferreira que aqui se reproduzem foram tiradas numa tarde abafada de um domingo cinzento de Outono, duas semanas antes do Dia de Todos-os-Santos. Em fundo, sente-se o ruído perturbador do tráfego na A5 e nos acessos da Ponte 25 de Abril.