Crónica

 

Íamos a descer a Rua Garrett, distraídos com as montras e o movimento das pessoas. Era o fim da tarde, os últimos raios de sol a bater no Castelo, por cima dos Armazéns do Chiado. De repente, fomos interpelados por uma mulher de túnica vermelha que trazia na mão uma pasta azul de plástico.

– Gostam de poesia?

Sem esperar pela resposta, abriu a pasta e tirou lá de dentro uma folha A-4 com dois poemas escritos em letra de computador.

– Escrevi-os hoje de manhã.

Parecia estar a vender castanhas, “quentes e boas”. Mas não: era poesia – uma poesia de “fabrico próprio”, como os bolos de algumas pastelarias, assinada por uma mulher de trinta/quarenta anos, lábios pintados e unhas arranjadas.

– São um pouco tristes, comentou a Maria João acerca dos poemas.

A autora não confirmou nem desmentiu.

– Quanto está a pedir por eles? – perguntei.

– No mínimo dois euros. Não aceito menos.

Nunca tinha regateado preços com um poeta.

– Tenho apenas um euro, retorqui.

A mulher voltou a abrir a pasta e entregou-nos outra folha, só com um poema. Ato contínuo, arrecadou a moeda de um euro e bazou pela Rua Garrett acima, na direção da “Brasileira” e do Camões. O poema tem versos assim: “Insubmissa/Tenho por bussola/A inquieta sede”.

 

Texto: António Caeiro      

 

Deixe um comentário.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com