Um olhar sobre a Feira da Luz

PORTFÓLIO


Hugo David

Fotografias

VIDA NA CIDADE

Carnide

19 Setembro, 2016

Desde a Idade Média que, todos os anos em setembro, se realiza uma romaria ao Santuário da Nossa Senhora da Luz. Foi, no entanto, nos séculos XVI e XVII que as festividades adquiriram uma maior dimensão. Ao princípio, a feira funcionava sobretudo como complemento dessa celebração religiosa, com barracas de comes e bebes, vendedores de medalhas, registos de santos, rosários e objetos de culto. A celebração religiosa foi, aos poucos e ao longo dos séculos, dando lugar à festa pagã.

Com o surgimento de vendedores de todo o género de produtos, a Feira da Luz não cessou de crescer. Chegou mesmo a existir ali uma feira de gado. Tal componente, entretanto, desapareceu. Nas últimas décadas, porém, a feira tem-se vindo a afirmar como uma liturgia de entretenimento popular. O fotógrafo Hugo David foi lá, numa das noites da presente edição, que termina no dia 25 (domingo). O Corvo mostra aqui o seu olhar sobre a maior feira de cariz popular da cidade de Lisboa, organizada pela Junta de Freguesia de Carnide.

MAIS PORTFÓLIOS

COMENTÁRIOS

Comentários

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Send this to a friend