A Orquestra de Jazz de Leiria, com a sua homenagem ao reportório dos compositores Quincy Jones e Sammy Netisco, começa nesta quinta-feira, 21 de Agosto, pelas 19 horas, na Parque das Conchas, ao Lumiar, a longa programação da edição deste ano do festival Lisboa na Rua, organizado pela EGEAC, empresa municipal para as actividades culturais. Até 20 de Setembro, trata-se de dar vida à cidade no último terço do verão, celebrando a fruição do espaço público na época em que as condições meteorológicas melhor o permitem.
Todos os espectáculos são de acesso livre. E há muito por onde escolher, num cardápio de espectáculos e acontecimentos artísticos dividido por uma dezena de rubricas: A Arte da Big Band, Noites de Verão, Fitas na Rua, Kiosquorama, Clássicos na Rua, Travessa da Ermida – Projecto Vicente, Sou do Fado, Fuso, Lisboa Verde 3D e, por último, A Nossa Voz. Desta lista, a organização destaca a realização pela primeira vez dos espectáculos Sou do Fado no Largo do Teatro Nacional de São Carlos – que a 5 de Setembro, pelas 21h30, verá Rabih Abou-Khalil actuar com Ricardo Ribeiro – e Kisquorama, festival parisiense que conhecerá agora uma extensão lisboeta no Jardim José Fontana.
Outra das novidades deste ano será o Lisboa Verde 3D, da autoria do cineasta Edgar Pêra, projecto que sujeitou algumas das manchas vegetais mais emblemáticas da capital ao seu olhar tridimensional. “Em Lisboa Verde 3D recria-se o universo onírico do mundo verde em espaços simultaneamente bucólicos e urbanos. Os jardins, as hortas e os parques da cidade de Lisboa são ideais para o formato 3D pelas múltiplas perspectivas e níveis de profundidade que proporcionam”, diz o programa do filme-instalação, a ser exibido no Cinema São Jorge, a 29 e 30 de Agosto, pelas 19 horas.
Programa completo em: www.lisboanarua.com/2014
* Texto corrigido às 10h35 de 21 de Agosto
Texto: Samuel Alemão Fotografia: José Frade