Desde o início desta semana, tem-se assistido a um acelerado processo de decadência urbana num dos mais centrais e icónicos locais da cidade de Lisboa. Um banco de mármore do Largo Luís de Camões, epicentro da vida na capital, foi partido por alguém e, em poucos dias, tem-se vindo a desconjuntar e a ser alvo das maiores aleivosias. De início, foi a laje central, que serve de assento, a quebrar, deixando a peça de mobiliário urbano impraticável para a sua função. Mas abriu um outro campo de possibilidades, como se veio a verificar.

 

100_7301

 

Pelo inusitado da situação, o banco de pedra passou a atrair alguns olhares, nem que sejam de soslaio, ante o estado do mesmo. Houve quem se admirasse e comentasse, quem sorrisse e até quem dele fizesse local para pose fotográfica. Mas, nesta quinta-feira (23 de Abril), e sem que os responsáveis pela gestão do espaço público tivessem actuado para reparar o dano, as coisas pioraram: uma das secções da laje partida foi retirada de um dos seus apoios para o chão. Aproximando-nos do local, percebemos que alguém defecou sobre a secção ainda não inteiramente derrubada do banco. Qual será a próxima fase?

 

100_7292

 

100_7289

 

Texto: Samuel Alemão

 

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografias & Fotografia

Paula Ferreira
Fotografía

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa