A marca de supermercados Lidl está a patrocinar as obras de reabilitação da estátuta “Lisboa aos Construtores da Cidade”, da autoria do artista plástico José de Guimarães. Inaugurada a 25 de Abril de 1999, por altura das comemorações da passagem de um quarto de século sobre a “revolução dos cravos”, a obra encontra-se localizada na rotunda da Praça 25 de Abril, em Marvila, junto à frente ribeirinha – e inserida no eixo da Avenida Infante Dom Henrique.

Após 15 anos sujeita aos elementos da natureza, a representação artística de uma figura feminina, feita em homenagem aos que construiram a cidade, e onde dominam o branco, o vermelho e o verde, conhece agora a necessidade de ser posta como nova, a tempo das comemorações das quatro décadas da revolução. A Câmara Municipal de Lisboa decidiu, por isso, aceitar o apoio financeiro do Lidl na realização dos trabalhos. É difícil não ver uma metáfora do Portugal de hoje na necessidade do patrocínio de uma marca germânica para pagar a recuperação de um monumento ao actual regime.

 

Texto: Samuel Alemão

  • Paulo Ferrero
    Responder

    tem graça nunca percebi que o monumento estivesse a precisar de reabilitação 😉

  • Carlos Maciel
    Responder

    Supermercado alemão paga reabilitação de monumento ao 25 de Abril http://t.co/amahlwuomk

  • Responder

    só que este não é um monumento ao 25 de Abril!!!!

  • Manuel Ferreira C
    Responder

    E não paga para demolir esta coisa horrorosa????

  • Antonio Pinto Rodrigues
    Responder

    Penso que, por ser na Praça 25 de Abril, as pessoas julgam tratar-se de uma homenagem à revolução… O título está errado mas logo a seguir está correctíssimo. E não será uma reabilitação … será mais ‘manutenção’ mas enfim…

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com