Na Baixa, há actualmente sete hotéis em obra e, na Câmara Municipal de Lisboa, deram já entrada outros 30 pedidos de licenciamento para novos estabelecimentos do género, representando um total de 3 mil camas, numa zona que se estende ao Chiado e ao Largo do Carmo.

“Isto é significativo”, considerou Manuel Salgado, vereador do Urbanismo, que na reunião descentralizada da Câmara realizada a 6 de Março, na Casa de Lafões, na Rua da Madalena, fez o historial das obras em curso na zona da Baixa e destacou o interesse da indústria hoteleira em deter novos estabelecimentos no centro histórico da capital.

A Associação de Turismo de Lisboa não conseguiu dizer a O Corvo quantas unidades hoteleiras existem actualmente na zona específica da Baixa, mas, na listagem que enviou relativa à cidade de Lisboa, contabiliza 19 hotéis naquela zona, somando perto de três mil camas.

A ser assim, a concretizarem-se os 30 novos pedidos de licenciamento entrados na Câmara, isto significa que a Baixa poderá duplicar a sua capacidade hoteleira.

O mais recente hotel instalado na Baixa foi o Beautique Hotel, com 50 quartos, que abriu no passado dia 7 de Março, na Praça da Figueira.

O número total de alojamentos, não só na Baixa como na zona que vai da Costa do Castelo, a Alfama e Cais do Sodré, é porém superior, de acordo com o site da Booking.com, que nessa área contabiliza 107 alojamentos, neles incluindo os hostels.

Além da hotelaria, a câmara diz querer promover também a habitação na Baixa: “Desde 2008, mais de 200 obras foram licenciadas na Baixa, grande parte delas para uso habitacional”, disse Manuel Salgado.

 Texto e Fotografia: Fernanda Ribeiro

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com