Sete hotéis em obra na Baixa e outros 30 à espera de licenciamento

ACTUALIDADE
Fernanda Ribeiro

Texto & Fotografia

URBANISMO

Santa Maria Maior

15 Março, 2013

Na Baixa, há actualmente sete hotéis em obra e, na Câmara Municipal de Lisboa, deram já entrada outros 30 pedidos de licenciamento para novos estabelecimentos do género, representando um total de 3 mil camas, numa zona que se estende ao Chiado e ao Largo do Carmo.

 

“Isto é significativo”, considerou Manuel Salgado, vereador do Urbanismo, que na reunião descentralizada da Câmara realizada a 6 de Março, na Casa de Lafões, na Rua da Madalena, fez o historial das obras em curso na zona da Baixa e destacou o interesse da indústria hoteleira em deter novos estabelecimentos no centro histórico da capital.


 

A Associação de Turismo de Lisboa não conseguiu dizer a O Corvo quantas unidades hoteleiras existem actualmente na zona específica da Baixa, mas, na listagem que enviou relativa à cidade de Lisboa, contabiliza 19 hotéis naquela zona, somando perto de três mil camas.

 

A ser assim, a concretizarem-se os 30 novos pedidos de licenciamento entrados na Câmara, isto significa que a Baixa poderá duplicar a sua capacidade hoteleira.

 

O mais recente hotel instalado na Baixa foi o Beautique Hotel, com 50 quartos, que abriu no passado dia 7 de Março, na Praça da Figueira.

 

O número total de alojamentos, não só na Baixa como na zona que vai da Costa do Castelo, a Alfama e Cais do Sodré, é porém superior, de acordo com o site da Booking.com, que nessa área contabiliza 107 alojamentos, neles incluindo os hostels.

 

Além da hotelaria, a câmara diz querer promover também a habitação na Baixa: “Desde 2008, mais de 200 obras foram licenciadas na Baixa, grande parte delas para uso habitacional”, disse Manuel Salgado.

MAIS ACTUALIDADE

COMENTÁRIOS

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografias & Fotografia

Paula Ferreira
Fotografía

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Send this to a friend