Olhando para o programa de actividades previstas para a cidade de Lisboa no âmbito da edição de 2015 da Semana Europeia da Mobilidade, a decorrer entre 16 (quarta-feira) e 22 de Setembro (terça-feira), facilmente se nota que o mesmo é dominado por bicicletas, caminhadas, corridas e algumas conferências. Isto para além de eventos festivos muito localizados, que em alguns casos implicam o corte da circulação automóvel nessas zonas. Das 42 actividades inscritas no programa oficial, 15 têm como elemento central a bicicleta e 11 consistem em caminhadas ou corridas urbanas. Depois, há ainda alguns eventos isolados relacionados com o carro eléctrico ou com questões de logística ecológica.

 

Apesar dos transportes públicos fazerem parte da imagem promocional desta celebração anual, no programa oficial existe apenas um único evento em que eles são explicitamente mencionados. Trata-se do workshop para empresas “Mobilidade para colaboradores mais felizes e produtivos”, a ter lugar no dia 18 (sexta-feira), pelas 15h30, em que, no interior de um autocarro estacionado na Praça Duque de Saldanha, “será debatido o futuro da mobilidade sustentável, mais económica e saudável, para os colaboradores das empresas”. Só a segunda parte desta actividade, denominada “cocktail da mobilidade urbana”, é que será aberta ao público em geral.

 

Para além de todas as actividades relacionadas quer com bicicletas – sejam passeios ou a inauguração de equipamentos relacionados com o seu uso -, quer com o andar a pé ou a corrida, o resto do programa da nona edição da Semana Europeia da Mobilidade assenta em festas e actividades lúdicas, realizadas em bairros ou em parque públicos. São os casos da festa Movimento Certo, a acontecer em redor do eixo Avenida Guerra Junqueiro, Avenida de Roma e Praça de Londres, nos dias 18 e 19; mas também do Telheiras em Movimento, dia 18, na Rua Professor Francisco Gentil; ou da “eco-festa” Dia Verde, a ter lugar nos Jardins do Museu da Electricidade, a 20 de Setembro, ou ainda o Lisboa vai ao Parque, no dia anterior, no Parque Recreativo do Calhau, Tapada das Necessidades.

 

No sábado, 19 de Setembro, entre as 10h e as 18h, no Campo Pequeno, celebrar-se-á o Scooter Day, “evento de partilha das vantagens das scooters elétricas e convencionais, como meio alternativo ao automóvel”. Destinado a potenciais como actuais utilizadores, inclui workshops, test drives e passeio por Lisboa. No dia, entre as 13h e as 20h, na Praça dos Restauradores, realiza-se o “Em Lisboa de Carro Eléctrico”, “iniciativa que tem como principal objetivo promover a utilização de carros elétricos, informar acerca das vantagens e incentivos fiscais e desmistificar quanto às questões de autonomia e formas de carregamento das viaturas”.

 

Outra das apostas desta festa, que se pretende seja de promoção de formas de mobilidade sustentáveis, passa pela realização de conferências. Uma delas, a dedicada à “Mobilidade Urbana Sustentável” realizar-se-á na sede da Ordem dos Engenheiros, a partir das 14h de dia 17, tem como público-alvo empresas e instituições públicas e requer inscrição prévia. A lista de conferências e workshops pode ser consultada na programação oficial da Semana Europeia da Mobilidade.

 

Mais informações: www.cm-lisboa.pt/sem

 

Texto: Samuel Alemão           Fotografia: Câmara Municipal de Lisboa

 

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com