Contribuir para reduzir os efeitos das alterações climáticas, através de maior eficiência energética no funcionamento dos semáforos, é uma das apostas da Câmara Municipal de Lisboa, que passa pela substituição das lâmpadas nos cerca de 10 mil semáforos da capital.

A intervenção, que deverá ocorrer até ao final do ano, envolve a substituição de 25 mil lâmpadas incandescentes tradicionais por díodos emissores de luz – light emiting diodes (LED) –, que podem, segundo Francisco Gonçalves, da Agência Municipal de Energia e Ambiente (Lisboa E-Nova) de Lisboa, representar uma poupança energética de 60 a 90 por cento.

Durante um encontrou que decorreu esta semana no Centro de Informação Urbana de Lisboa para explicar o programa de instalação das lâmpadas LED nos semáforos, foi lembrado que já existem sinais luminosos com a esta tecnologia nos eixos Areeiro-Rotunda do Relógio, Terreiro do Paço-Campo Grande e nalgumas zonas do Parque das Nações, na sequência de trabalhos realizados a partir de 2009.

Nestes locais foram colocadas cerca de 4 mil lâmpadas LED, o que representa hoje uma redução de 48 toneladas de CO2 (dióxido de carbono) de emissões por ano e um decréscimo anual da factura energética de 130 mil euros. A factura energética para o funcionamento dos semáforos em Lisboa ronda os 7 milhões de euros.

Segundo a Lisboa E-Nova, a aplicação desta nova tecnologia nos semáforos da capital irá provocar uma poupança elétrica de 92 por cento, representando uma economia de mais de 6 GWh anuais, sendo evitada a emissão de 1300 toneladas de CO2.

Francisco Gonçalves afirma que foi dada prioridade na colocação das novas opticas nos cerca de 500 cruzamentos da cidade, escusando-se a adiantar os custos globais da operação por ainda não estar assinado o contrato, apenas indicando que o custo de uma lâmpada LED é de 50 euros. A potência desta óptica varia entre os 6 a 15 Watts, enquanto na lâmpada incandescente está nos 100 W.

Para Mafalda Pinto, da Direção Municipal de Mobilidade e Transportes, outra vantagens da nova tecnologia é da sua durabilidade, que pode atingir os 11 anos.

A introdução das novas lâmpadas nos semáforos está a ser feita em vários locais do país por imposição da União Europeia que, em Setembro de 2009, determinou a substituição das lâmpadas incandescentes por LED.

Outro trabalho da Lisboa E-Nova é a elaboração de uma carta dos locais de maior exposição solar da cidade. O aproveitamento destas áreas para a instalação de painéis solares, retirando assim partido de uma maior eficiência energética, é um dos objectivos do projeto.

 

Texto: Mário de Carvalho         Fotografia: Francisco Neves

Comentários
  • Alexandre Nunes
    Responder

    Só agora??? Fraquinho. Ainda pensei que a notícia seria uma gestão efectivamente inteligente dos semáforos com o objectivo de reduzir o consumo de combustível…

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com