Sabia que existem duas estátuas de Mahatma Gandhi na cidade de Lisboa?

DICAS
Paula Ferreira

Texto & Fotografias

VIDA NA CIDADE

Belém

Lumiar

29 Janeiro, 2016

Mohandas Karamchand Gandhi ( 1869-1948), mais conhecido por Mahatma Gandhi, tem duas estátuas em sua homenagem na cidade de lisboa. O aniversário da sua morte celebra-se a 30 de Janeiro.

O Jardim Mahatma Gandhi fica localizado entre Telheiras Norte e a Estrada do Paço do Lumiar e é circunscrito pela Azinhaga dos Ulmeiros, onde se encontra o Hospital das Forças Armadas e a sede da Comunidade Hindu em Portugal, na Alameda Mahatma Gandhi.

O jardim está equipado com um café quiosque e uma esplanada, um parque infantil e a escultura de bronze da autoria do escultor indiano Rajan Yawalkar (fotografia de abertura), representando o casal Gandhi caminhando em direcção ao templo em Telheiras – que começou a ser edificado no início da década de 90 -, entre jovens ulmeiros e oliveiras.

Desde a sua constituição, em 1989, a Comunidade Hindu tratou de encomendar a peça, que veio da Índia, mas que acabou por chegar a Portugal muito tempo depois do prazo previsto, tendo sido inaugurada no ano 2000.

Entretanto, a 12 de setembro de 1998, foi inaugurada uma estátua de bronze, em tamanho real, da autoria do escultor Gaupam Pal, em homenagem ao líder pacifista, oferecida pelo governo indiano à cidade de Lisboa – a placa evocativa desapareceu há muito do pedestal da estátua.

P1030228.jpg

O local escolhido para a colocação da obra foi um separador de faixas de rodagem, no cruzamento da Avenida do Restelo com a Avenida Dom Vasco da Gama, em que Gandhi caminha para Este, em direcção à Avenida das Descobertas.

Ora, na opinião da Comunidade Hindu, não deveriam existir dois monumentos a Mahatma Gandhi na mesma cidade e, nesse sentido, estabeleceu contactos com a Câmara Municipal do Porto para que a peça do Restelo, que está descontextualizada naquele local, fosse transferida para a Cidade Invicta. A proposta foi recebida entusiasticamente pelo presidente da câmara, mas, por razões que se desconhecem, o Restelo não abre mão do seu Gandhi.

Na edição “Freguesia São Francisco Xavier Entre o Monte e o Rio“, publicada em 2001 pela Junta de Freguesia de Belém, não consta qualquer referência ao monumento a Gandhi no capítulo dedicado à estatuária.

MAIS ACTUALIDADE

COMENTÁRIOS

  • Tuga News
    Responder

    [O Corvo] Sabia que existem duas estátuas de Mahatma Gandhi na cidade de Lisboa? https://t.co/ASzy87ywaX #lisboa

  • pedron
    Responder

    RT @ocorvo_noticias: Sabia que existem duas estátuas de Mahatma Gandhi na cidade de Lisboa? – https://t.co/xjKRGXUafV

  • João Oliveira Leonardo
    Responder

    É natural que não haja referência à estátua no referido guia porque esse espaço não correspondia a São Francisco Xavier mas sim a Santa Maria de Belém 🙂

  • Armando Viegas Lopes Lopes
    Responder

    Uma esta na Av. das Descobertas no Restelo.

  • Ana Maria Diogo
    Responder

    Só conheço a do Restelo.

  • Ana Maria Diogo
    Responder

    Aliás não conheço local mais desapropriado para a colocar, mas pronto…

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Send this to a friend