Publicidade a cobrir o interior e o exterior das carruagens do metropolitano de Lisboa
Uma composição do Metropolitano de Lisboa tem, nas últimas semanas, circulado na linha verde com o seu interior e o seu exterior, vidros incluídos, completamente cobertos por uma tela autocolante com publicidade à marca de refrigerantes Coca-Cola. E esse poderá bem vir a ser a opção a adoptar em mais carruagens e composições deste meio de transporte colectivo. Tal foi admitido pela empresa pública, se bem que de forma implícita, em resposta às questões levantadas por O Corvo.
Às duas perguntas – “Trata-se de uma nova prática, a continuar daqui em diante?” e “Se sim, quantas composições passarão a circular com publicidade disposta desta forma?” -, a administração do Metropolitano de Lisboa demorou 11 dias a responder. “O Metropolitano de Lisboa tem a sua actividade de publicidade concessionada a terceiros. De acordo com este contrato de concessão, o ML pretende maximizar a receita destes serviços, sendo a gestão do negócio da total responsabilidade do nosso parceiro”, diz a empresa, por escrito.

No sítio oficial da empresa, na página sobre informação relativa à “publicidade e espaços comerciais”, não existe qualquer referência à exploração publicitária das carruagens por si operadas. Aí refere-se, sim, a existência de espaço publicitário nas estações – em “vários formatos e meios passíveis de serem alugados, nomeadamente: mupis, colunas, paredes, sancas e canais de acesso” -, bem como no cartão viva viagem, no próprio sítio do Metropolitano de Lisboa, na aplicação mobile (iPhone e Android) ou ainda na Revista “Via Lx”. A colocação de anúncios publicitários dentro das composições é uma prática já com diversos anos, mas a colagem de telas autocolantes com esse fim no interior e no exterior das carruagens é uma novidade.