Uma composição do Metropolitano de Lisboa tem, nas últimas semanas, circulado na linha verde com o seu interior e o seu exterior, vidros incluídos, completamente cobertos por uma tela autocolante com publicidade à marca de refrigerantes Coca-Cola. E esse poderá bem vir a ser a opção a adoptar em mais carruagens e composições deste meio de transporte colectivo. Tal foi admitido pela empresa pública, se bem que de forma implícita, em resposta às questões levantadas por O Corvo.

 

Às duas perguntas – “Trata-se de uma nova prática, a continuar daqui em diante?” e “Se sim, quantas composições passarão a circular com publicidade disposta desta forma?” -, a administração do Metropolitano de Lisboa demorou 11 dias a responder. “O Metropolitano de Lisboa tem a sua actividade de publicidade concessionada a terceiros. De acordo com este contrato de concessão, o ML pretende maximizar a receita destes serviços, sendo a gestão do negócio da total responsabilidade do nosso parceiro”, diz a empresa, por escrito.

 

 

No sítio oficial da empresa, na página sobre informação relativa à “publicidade e espaços comerciais”, não existe qualquer referência à exploração publicitária das carruagens por si operadas. Aí refere-se, sim, a existência de espaço publicitário nas estações – em “vários formatos e meios passíveis de serem alugados, nomeadamente: mupis, colunas, paredes, sancas e canais de acesso” -, bem como no cartão viva viagem, no próprio sítio do Metropolitano de Lisboa, na aplicação mobile (iPhone e Android) ou ainda na Revista “Via Lx”. A colocação de anúncios publicitários dentro das composições é uma prática já com diversos anos, mas a colagem de telas autocolantes com esse fim no interior e no exterior das carruagens é uma novidade.

 

Texto: Samuel Alemão

 

  • Nuno Leitão
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    O formato não é novo, nem foi a primeira vez que foi utilizado. Pode é não ser muito comum, mas isso é outro assunto.

  • Mario Fernandes
    Responder

    Se ajudar a pagar uma expansão até à Lapa e Belém, que ponham em todas as carruagens.

    • Carlos Sousa
      Responder

      Tal e qual.

  • Paulo Branco
    Responder

    … a ter as escadas rolantes e elevadores em perfeitas condições de funcionamento permanente!

  • Teresa Campos Campos
    Responder

    horrível

  • Carlos Miguel Sousa
    Responder

    Desde que aumente as receitas da empresa, e reduza os prejuízos com que sobrecarregam os meus impostos, porque não ?

  • Isabel
    Responder

    Desde que o dinheiro sirva para manter o Metro a funcionar em condições de segurança…porque não????

  • Vitor Barcelos
    Responder

    Nos somos bombardeados todos os dias a toda a hora com publicidade de tudo ! Estão agora preocupados com as dos vidros do metro ? Já estamos mesmo num túnel sem vista para lado nenhum! Aproveitem o dinheiro e restaurem as estações antigas e aumentem as carruagens porque ninguém paga para ir tipo sardinha em lata !!!

  • Susana Rodrigues
    Responder

    É o acondicionamento da mente…e nós engolimos.
    O metro já é deprimente e o dinheiro não reverte a favor do passageiro.
    Kisses

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