Há zonas de Lisboa onde Alojamento Local “não deve ser proibido, mas incentivado”, diz Fernando Medina

Há zonas de Lisboa onde Alojamento Local “não deve ser proibido, mas incentivado”, diz Fernando Medina

O regulamento que irá definir os critérios para a aprovação do licenciamento de novas unidades de Alojamento Local (AL) na capital estará concluído até ao final de Março de 2019, promete o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML). Sem deixar de reconhecer o impacto negativo que o crescimento galopante do registo de unidades de AL teve na cidade, Fernando Medina afirma que a criação de mais alojamentos, em algumas zonas de Lisboa, até é “desejável”.
/

Afinal, expansão do Metro para a zona ocidental de Lisboa avança ou não? Sobram dúvidas e contradições

Afinal, expansão do Metro para a zona ocidental de Lisboa avança ou não? Sobram dúvidas e contradições

O anúncio de que a Câmara de Lisboa está a estudar, juntamente com a de Oeiras, a criação de uma ligação de transporte público entre Alcântara e o Jamor veio acompanhado da manifestação de desinteresse na expansão do metro para a zona ocidental da capital. Posição que surpreendeu muita gente, uma vez que a autarquia da capital dizia-se comprometida com tal projecto. Além de o mesmo constituir uma das linhas de força do acordo assinado entre PS e Bloco de Esquerda para a governação da cidade. A oposição pede agora explicações.
/
“Proibir Alojamento Local em certas zonas de Lisboa não é solução”, diz presidente da associação do sector

“Proibir Alojamento Local em certas zonas de Lisboa não é solução”, diz presidente da associação do sector

Nas vésperas de entrar em vigor a suspensão temporária de novos alojamentos locais em cinco bairro da capital (Castelo, Mouraria, Alfama, Bairro Alto e Madragoa), decorrente da nova lei, o sector aguarda com ansiedade pelo regulamento a criar pela Câmara de Lisboa.“Poderemos encontrar o tal equilíbrio de que todos falam”, diz Eduardo Miranda, presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), para quem o discurso dominante sobre o fenómeno “é demasiado radicalizado”.
/

mrec_expandido_300x600px

Na nova sede da Guilherme Cossoul, junto à Rua de São Bento, já se ouve poesia e preparam-se serões de música

Na nova sede da Guilherme Cossoul, junto à Rua de São Bento, já se ouve poesia e preparam-se serões de música

A Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul mudou-se das instalações antigas, na Madragoa, freguesia da Estrela, onde estava há 70 anos, para a zona de São Bento, na freguesia da Misericórdia. Na nova sede, as salas não têm mais de dez metros quadrados e muito do espólio da instituição centenária ainda está guardado em caixas, mas as noites de quizz e os serões de literatura já arrancaram. É possível visitar o bar, a galeria e a livraria e, até ao final do ano, serão conhecidas as datas dos cursos de literatura portuguesa e de teatro.
/
Autocarros da região de Lisboa passam a circular sob a marca única "Carris Metropolitana" a partir de 2020

Autocarros da região de Lisboa passam a circular sob a marca única “Carris Metropolitana” a partir de 2020

O presidente da Área Metropolitana de Lisboa (AML), Fernando Medina, anuncio a criação de uma marca única de transportes, a “Carris Metropolitana”, para os 18 concelhos da região, a partir 2020.Mais cedo, em Abril de 2019, muda o sistema de bilhetes e passes. Dentro da capital, o passe não ultrapassará os 30 euros e na Área Metropolitana de Lisboa o valor máximo será de 40 euros.
/

Ambiente. Em destaque

Mobilidade. Em destaque

Urbanismo. Em destaque

Vida na Cidade. Em destaque

Portfólio.  Muitas vezes, o que se passa na cidade pode ser melhor descrito em fotografias. Ei-las

Portfólio

Uma visita à Estufa Fria de Lisboa, um oásis urbano num Outono quente

Uma visita à Estufa Fria de Lisboa, um oásis urbano num Outono quente

O regresso à rotina, depois do período de férias estivais, é uma inevitabilidade ditada pelo calendário. Mas o tempo meteorológico tem, nos últimos anos, dilatado a sensação de gozo do veraneio, com as temperaturas altas para a época a sugerirem que a estação termina já bem dentro do Outono. A solução para melhor aguentar o desfasamento do ciclo das estações poderá passar por fazer uma pausa e visitar a Estufa Fria de Lisboa. Um bom motivo para voltar a entrar neste jardim único em Lisboa será, sem dúvida, a exposição “À descoberta de uma nova espécie para a ciência”, dedicada a uma espécie de musgo encontrada por cientistas portugueses em 2005 e ali patente até 20 de Outubro ...

Galeria de Vídeos. 

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com