O que o turista não deve ver? Certamente. Mas não apenas ele. Na verdade, nada do que os olhos e o nariz captavam, ontem pelas 18h40, segunda-feira, dia de verão, no cruzamento da Rua do Loreto com a Rua da Atalaia, à entrada do Bairro Alto, deveria ser concebível em qualquer parte da cidade. Mas se tivermos em conta que a cena era observável, entre outros, pelos muitos visitantes estrangeiros que passavam por uma das mais centrais áreas da capital portuguesa – que se tem afirmado como destino turístico de eleição -, é impossível não ficar embaraçado. Entre eles, muitos eram os que não deixavam de esbugalhar os olhos ou franzir o nariz, quando por ali passavam. Que Lisboa, os seus habitantes e serviços municipais têm um problema com a limpeza e a higiene urbana é quase consensual. Ainda recentemente, o vereador Sá Fernandes, responsável pelo pelouro, o admitiu ao Corvo. Mas, por vezes, é de mais.

 

Texto e fotografia: Samuel Alemão

Comentários
  • T
    Responder

    Do que vejo, o problema também é dos lisboetas e da sua falta de prática de usos de higiene básicos. Não há limpeza que dure, sem os cuidados indispensáveis. Noto que as pessoas quase que se “vingam” da crise, com a questão do lixo. “Eles que limpem”.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com