A recente repavimentação da Rua Morais Soares suscitou reacções diversas da parte da comunidade dos ciclistas lisboetas acerca das vantagens da operação, nomeadamente pela eliminação da linha do elétrico – um obstáculo para os veículos de duas rodas. A esse propósito, lembra Paulo Vieira, da MUBI (Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta): “É um problema para as bicicletas e para as motas, embora para as bicicletas, como aquelas com pneus mais finos, seja muito mais perigoso. A pessoa, quando vai numa rua com linha de elétrico, tem que ir com muito cuidado”.
Mas, ao mesmo tempo, o dirigente da MUBI mostra-se surpreendido com a decisão camarária, dado o aparente paradoxo com a gestão política neste domínio: “Parece contraditório com a aposta em formas de mobilidade alternativas. Em Paris, onde vivi, estão a apostar numa espécie de elétrico”. Apesar disso, Paulo Vieira parece estar convencido da não utilização do elétrico naquela artéria alfacinha:  “Acho que não vão repor o elétrico naquela rua, nos próximos anos, por isso, mais vale alcatroar”. Temos, então, uma pista novinha em folha para os ciclistas da cidade estrearem nos próximos tempos.

Texto: Sérgio Alves  Fotografia: Samuel Alemão

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografias & Fotografia

Paula Ferreira
Fotografía

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa