Membros da Assembleia Municipal de Lisboa criticaram terça-feira as facilidades dadas pelo executivo de António Costa ao mega piquenique que o grupo de hipermercados Continente vai organizar no Terreiro do Paço.

“Somos contra as batatas, cebolas e alhos espalhados aos pés do rei D. José”, clamou António Arruda, do Movimento Partido da Terra. A iniciativa está marcada para dia 29 e inclui uma actuação do cantor Tony Carreira.

Miguel Reis, do Bloco de Esquerda, criticou a Câmara Municipal por ser “forte e impiedosa com os mais fracos” e “subserviente com os grandes interesses”, por exemplo ao deixar que a praça emblemática de Lisboa seja usada para tal operação de marketing. A Câmara – disse – “insiste na estratégia de privatização do espaço público”.

Neste caso os “mais fracos” eram os jovens do projecto comunitário da Horta do Monte, na Graça, por volta da seis da manhã destruída por funcionários e polícia municipais, num incidente que fez dois detidos e dois feridos ligeiros entre os agricultores urbanos.

Pedro Joel, exibindo pequenos cortes na cara, segundo disse, em resultado do confronto dessa manhã, foi um dos membros do grupo que usou da palavra para alertar os deputados municipais para o sucedido. Segundo disse ao Corvo, a Horta do Monte nasceu há seis anos e chegou a ser regada com água da CML que a cortou há três meses. O executivo camarário diz ter um projecto de arranjo da zona mas tem sido “inflexível” em relação a incluir este grupo de cidadãos nessa iniciativa, lamentou. “Sempre quisemos a ajuda da CML para enquadrar melhor o nosso projecto e informar os vizinhos” – alguns dos quais não simpatizam com a ocupação do lugar. Mas não nos recebem”. Joel, que terça-feira à tarde ainda se sentia “em choque”, acrescentou ter apresentado queixa da actuação da Polícia Municipal.

Os serviços do vereador dos Espaços Verdes admitem que um dos talhões de jardinagem do futuro recinto – a inaugurar em Setembro – vá para o grupo de cultivadores, mas estes dizem que não terá dimensão suficiente para as suas actividades.

Miguel Reis comentou ainda que o envolvimento dos cidadãos nas questões da cidade “não se pode resumir ao Orçamento Participativo”. “Nâo é assim que se faz política. Não se faz à bastonada nem à bruta”, disse.

 

Texto e foto: Francisco Neves

Comentários
  • António Rosa de Carvalho
    Responder

    Além da JÁ largamente debatida polémica questão da adequação e bom gosto da organisação de tal evento numa Place Royale … é necessário não esqueçer o ATENTADO que constituiu e constitui a destruição e abaixamento de cotas do muro que constitui parte integrante e indivisível do Projecto original do Cais das Colunas, e portanto do TODO da Praça do Comércio classificada como MONUMENTO NACIONAL.
    António Sérgio Rosa de Carvalho.

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com