Painéis da Fundação José Saramago vandalizados

ACTUALIDADE
Mário de Carvalho

Texto

DR

Fotografia

CULTURA

Santa Maria Maior

9 Abril, 2013

Na madrugada de domingo, os painéis colocados no exterior da Fundação José Saramago foram alvo de um ato de vandalismo. Desconhecidos rasgaram as reproduções de pinturas de José Santa Bárbara e partes de textos escritos pelo Nobel de Literatura, em 1998, e Prémio Camões, em 1995.


 

Os painéis tinham sido colocados, no ano passado, para assinalar os 30 anos de edição do livro “Memorial do Convento” e os 90 anos do escritor José de Saramago.

 

Junto ao Terreiro do Paço, a fundação situada na Casa dos Bicos, construída por D. Brás de Albuquerque, irmão do vice-rei da Índia Afonso de Albuquerque, era um dos locais de comercialização dos produtos trazidos do Oriente pelos navegadores portugueses. O espaço é uma das referências da arquitetura e da cultura portuguesas.

 

Em comunicado, a Fundação José Saramago informa ter participado o caso às autoridades, referindo: “A metáfora da destruição faz aqui todo o sentido, se associarmos os que perpetram atos contra o bem público aos que, neste momento, retiram a Portugal a soberania e os seus direitos, situação contra a qual parecemos indefesos, como país, como Fundação.”

MAIS ACTUALIDADE

COMENTÁRIOS

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografias & Fotografia

Paula Ferreira
Fotografía

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Send this to a friend