Os rostos de quem anda no metro

PORTFÓLIO


Paula Ferreira

Fotografia

MOBILIDADE

Cidade de Lisboa

29 Dezembro, 2015

O Metropolitano de Lisboa foi inaugurado em 29 de Dezembro de 1959. Faz hoje, portanto, 56 anos que está em serviço o transporte de passageiros que percorre os interstícios da capital portuguesa, assegurando uma ligação entre alguns dos seus pontos fundamentais. Os primeiros bilhetes eram cor-de-rosa. Quando começou a funcionar, o metro tinha 11 estações e 6,6 quilómetros de linha, que se organizava numa estrutura em Y, com ponto focal na estação da Rotunda – agora designada de Marquês de Pombal.

Hoje, o Metropolitano tem quatro linhas, com cerca de 43,2 km de comprimento e 55 estações. Em breve, terá mais outra, com a inauguração da ligação da linha azul à Reboleira. É nessa rede subterrânea, onde em 2014 viajaram cerca de 135 milhões de passageiros, que todos os dias se cruza gente de todas as idades e de quase todos estratos sociais. É muitas vezes ali, nas estações e carruagens, enquanto esperam, que as pessoas se abandonam à solidão das suas meditações. Mesmo que fugazes, mesmo que rodeadas por tantos outros passageiros. Afinal, os gadgets até o propiciam. Momentos captados pela lente da fotógrafa Paula Ferreira, habitual colaboradora d’O Corvo.

MAIS PORTFÓLIOS

COMENTÁRIOS

Comentários

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Send this to a friend