“Finalmente!”. Foi o que pensaram os moradores da Rua Reinaldo Ferreira, em Alvalade, quando viram afixado, na montra de uma loja da sua rua, um cartaz da junta de freguesia alertando-os para o início das obras de repavimentação há muito aguardadas e agora com arranque marcado para dia “2 de Fevereiro”.
E com esta informação, até já pensavam ver em breve a sua rua como parte da Lisboa do futuro, talvez até como a que foi imaginada pelo famoso Repórter X, o jornalista e dramaturgo visionário que deu nome à Rua Reinaldo Ferreira.
O estado do pavimento daquela artéria – que liga a zona da Avenida Rio de Janeiro à Avenida do Brasil – degrada-se a cada dia que passa. Já houve até quem tenha tomado a iniciativa de tapar um dos muitos buracos, com um remendo que pouco durou, no entanto. E saber que as obras iriam começar – ainda que, temporariamente, possam causar algum transtorno a quem ali vive – foi aplaudido por todos os que têm de enfrentar diariamente o jogo do “escapa buracos”.
Na informação distribuída pela Junta de Freguesia de Alvalade, que alguns receberam pelo correio em suas casas, afirmava-se que as obras, previstas desde 2012 no Plano de Pavimentação de Lisboa, estão a cargo da Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito da empreitada 42/DMPO/DCMIVP/2012. Tudo muito explicadinho. “Os trabalhos decorrerão sem corte total de trânsito, apenas com condicionamentos, ficando disponível uma faixa do sentido único”, que funciona na Reinaldo Ferreira.
Até que enfim, disseram alguns moradores. Mas o ânimo esfriou nos últimos dias, porque o prazo anunciado não está para já a ser cumprido e a dança dos automóveis, jinga para um lado, jinga para outro, continua. Passou dia 2, passou dia 3, entretanto o sol regressou à cidade, parecendo anunciar bom tempo para o início dos trabalhos, mas nada.
E o atraso já está a dar azo a ironias no bairro.“Então as obras não iam começar dia 2 de Fevereiro? Já estão atrasadas logo de início, então”, afirmava um morador, em conversa de rua com outro residente. “Não, não estão nada atrasadas. Nada mesmo. O cartaz diz dia 2 de Fevereiro, mas não diz de que ano”.
Texto: Fernanda Ribeiro
RT @ocorvo_noticias: Obras de repavimentação prometidas em Alvalade tardam em arrancar – http://t.co/vTShduDal1
É como as do Arco do Cego…
Para o sr presidente da câmara e seus vereadores há coisas mais importante, não sei quais pois vejo Lisboa menos turística um pouco esquecida