O outro lado da Ajuda e de Alcântara

REPORTAGEM
Álvaro Suárez Trabanco

Fotografias

VIDA NA CIDADE

Ajuda
Alcântara

17 Novembro, 2015

Longe dos olhos dos turistas, ainda existe uma Lisboa que muitos consideram “real”. Uma parte substancial de quem visita a capital portuguesa, aliás, fá-lo com a esperança de ver como é essa forma de vida que alguns chamam “autêntica”. Uma demanda que, no entanto, tem o seu quê de paradoxal: um turismo em constante crescimento afasta tal percepção de autenticidade, tal como o fim do túnel que se persegue num sonho nunca é alcançado. Esta seleção de imagens captadas por Álvaro Suárez Trabanco, fotógrafo espanhol residente em Lisboa, mostra os moradores dos bairros populares da Ajuda e de Alcântara, através do quotidiano das suas coletividades – no caso, a Comissão Unitária de Reformados e Idosos da Freguesia da Ajuda – e hortas – os quintais anexos à Academia de Santo Amaro. “As pessoas são sempre o centro de tudo, só as encontrando é que se encontra a cidade”, afirma o fotógrafo.

 

 

_DSC5637

 

_DSC5581

 

_DSC5258


 

_DSC5268

 

_DSC5539

 

_DSC5429

 

_DSC5311

 

_DSC5334

 

_DSC5356

 

_DSC5347

 

_DSC5379

MAIS REPORTAGEM

COMENTÁRIOS

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografias & Fotografia

Paula Ferreira
Fotografía

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Send this to a friend