Quatro associações culturais juntaram-se num mesmo edifício para dinamizar um pólo cultural na freguesia da Penha de França. O Espaço da Penha apresenta-se à cidade já nesta sexta-feira, 31 de Outubro.
Texto: Rui Lagartinho Fotografias: Cátia Mateus e Rui Lagartinho (2)
A pergunta foi feita no final da visita ao local onde, desde o princípio do ano, estão instalados o Fórum Dança, o Teatro do Vestido, a Rumo do Fumo e a Associação Cultural Casa Branca: “Como se vai chamar este espaço?”. Risos e resposta rápida: “Espaço da Penha. Demos voltas e voltas e a lógica é pela ligação ao local onde estamos: a colina da Penha de França.” A seguir, houve fotografia de grupo, à porta, tirada pelo repórter do Corvo. A interacção com o visitante não se resumiu a esta despedida – mas já explicamos, mais à frente.
O agora baptizado e renovado Espaço da Penha é um conjunto de estúdios e espaços de trabalho, num total de 1200 metros quadrados que sucedem no tempo a um armazém de, entre outras coisas, livros. Por exemplo esteve aqui a Assírio & Alvim e as paredes guardam a memória dessa passagem. O maior dos estúdios tem cerca de 140 metros e é utilizado nas propostas do Fórum Dança.
Foi neste espaço que trabalharam os participantes do PEPCC – Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica2013/ 2014,entre Maio e Agosto passados. Foram orientados por Patrícia Portela, envolvendo-se num processo de pesquisa criativa e interpretativa sobre as questões artísticasque os ocupavam nesse momento da sua formação. Nos próximos meses, a prioridade desta associação será trabalhar, cada vez mais, em diálogo “com as comunidades locais de todas as idades”, como nos explicou Dora Carvalho, da equipa do Fórum.
Uma ambição comum a todas as estruturas que partilham este espaço. Diz Vera Mantero, do Rumo do Fumo: “Os estúdios estarão, sempre que possível, abertos a quem apresente projectos de trabalho que nos interessem, para além das residências que nós próprios promovemos. Não é a primeira vez que partilhamos sinergias. Com o Fórum Dança, partilhámos espaço na LxFactory, só que aquele local tornou-se, a partir de certa altura, pouco estimulante para nós, que procuramos estar sempre desconfortáveis”.
“Queremos ser um agente activo no trabalho com as comunidades e contribuir para projectos sustentáveis, como aquele que desenvolvemos com o trabalho nas hortas. Nós lançamos sementes e depois esperamos ver resultados”, afirma Vera Mantero.
A Associação Cultural Casa Branca, da dupla Ana Borralho & João Galante, e o Teatro do Vestido são as outras estruturas locatárias do espaço. Rosário Faria, deste último, explica-nos, enquanto mostra o cenário de uma produção recente, “que vai ser estimulante o contágio com as equipas de criativos que aqui se cruzam. Sentimo-nos bem juntos. O nosso trabalho, que é constantemente interactivo na troca de emoções sensoriais e de memórias, ganhará com isso”.
Todas estas estruturas que aqui trabalham nasceram, ou ganharam maturidade, já neste século. Por isso, reflectem a desinquietação da criação contemporânea nos diversos domínios das artes performativas. São apoiadas pela Direcção-Geral das Artes, uma ajuda importante para a prossecução dos seus objectivos artísticos e para pagar o arrendamento do antigo armazém da Penha de França, agora reconvertido. Mas a lógica de funcionamento do espaço aberto permitirá receitas alternativas através, sobretudo, dos cursos aqui efectuados.
Mas voltemos à interacção com o repórter do Corvo, que a meio da visita – em off ou em on, para o caso não interessa – sugeriu que o espaço se apresentasse rapidamente à cidade numa espécie de dia aberto. “Está a ser tratado. Já andamos a pensar nisso”. A 31 de Outubro, a partir das 18 horas, mais de uma dezena de criadores, residentes e convidados mostram o que andam a fazer. Concertos, performances, instalações e conferências, actividades todas gratuitas, sucedem-se até ao final da noite, pois a circulação pelos diversos cantos e recantos do Espaço da Penha far-se-á em modo de festa de inauguração.
O Espaço da Penha fica na Travessa do Calado, 26b, ao lado das instalações da piscina da Penha de França, da Biblioteca e da sede da Junta de Freguesia.
Programa completo da festa de inauguração em www.orumodofumo.com.