Agora que foi selado o destino da última verdadeira sala de bairro lisboeta, o Londres, por efeito colateral da crise da indústria na Castello Lopes, importa perceber o estado dos cinemas abandonados na cidade. O Paris, na Estrela, é um destes casos, património devoluto com histórias de décadas de projecções e que continua sem qualquer solução à vista, desde que fechou, em meados dos anos 1980. Já se pensou em transformá-lo em supermercado – como aconteceu com o Royal, na Graça – ou até em Centro Cultural de serviço à população de Campo de Ourique. Na jigajoga interminável que tem envolvido a sua posse, não se chegou ainda a qualquer finalidade que lhe devolva um uso. O Cinema Paris permanece como monumento ao esvaziamento de ideias e ao desinteresse institucional pelo património da cidade.

 

Texto: Rafael Vieira

 

Comentários
  • Jorge
    Responder

    A solução é óbvia: Demolir e construir um belo prédio de apartamentos ao estilo suburbano que os lisboetas tanto gostam.

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com