Agora que foi selado o destino da última verdadeira sala de bairro lisboeta, o Londres, por efeito colateral da crise da indústria na Castello Lopes, importa perceber o estado dos cinemas abandonados na cidade. O Paris, na Estrela, é um destes casos, património devoluto com histórias de décadas de projecções e que continua sem qualquer solução à vista, desde que fechou, em meados dos anos 1980. Já se pensou em transformá-lo em supermercado – como aconteceu com o Royal, na Graça – ou até em Centro Cultural de serviço à população de Campo de Ourique. Na jigajoga interminável que tem envolvido a sua posse, não se chegou ainda a qualquer finalidade que lhe devolva um uso. O Cinema Paris permanece como monumento ao esvaziamento de ideias e ao desinteresse institucional pelo património da cidade.

 

Texto: Rafael Vieira

 

Comentários
  • Jorge
    Responder

    A solução é óbvia: Demolir e construir um belo prédio de apartamentos ao estilo suburbano que os lisboetas tanto gostam.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com