Trata-se do desfecho há muito aguardado, mas que gerou contestação durante um ano. As novas instalações da Biblioteca da Penha de França, que a 4 de Maio fechou as portas no Palácio Diogo Cão, no alto da Calçada do Poço dos Mouros – onde funcionava desde 1964 -, vão ser inauguradas nesta quinta-feira (21 de Maio), pelas 15h, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina, e da vereadora com o pelouro da Cultura, Catarina Vaz Pinto. O novo equipamento público ficará na Rua Francisco Pedro Curado, 6-A, junto à Escola EB 2+3 Nuno Gonçalves, e ocupará um rés-do-chão de um prédio da EPUL Jovem.

 

De acordo com o comunicado emitido pela CML, “as novas instalações da Biblioteca da Penha de França cumprem o Programa Estratégico Biblioteca XXI, oferecendo ao público uma área ampla e luminosa, na qual se disponibilizam colecções diversificadas de livros e publicações, computadores e acesso gratuito wi-fi, contemplando espaços de acolhimento, estudo e leitura, assim como de aprendizagem ao longo da vida e multiusos, aptos para pessoas e grupos com necessidades especiais”. As antigas instalações da biblioteca servirão para a ampliação dos serviços da Junta de Freguesia da Penha de França, que ocupava já o primeiro andar do imóvel.

 

IMG_3751

 

A transferência agora concretizada foi muito contestada por um conjunto de cidadãos, tendo mesmo dado origem à criação de um movimento cívico encabeçado pela tradutora e poetisa Margarida Vale de Gato. Num abaixo-assinado lançado pouco depois de se ficar a conhecer o plano para a mudança, em Abril de 2014, faziam-se fortes críticas ao processo e à presidente da junta, Elisa Madureira (PS), que o decidiu levar por diante. “Processo pouco transparente” e “gasto de dinheiro desnecessário” foram acusações ouvidas então, e durante alguns meses, tendo mesmo o descontentamento sido materializado numa manifestação à porta da junta. As razões expostas no abaixo-assinado foram, porém, insuficientes para se travar o processo, tendo a Assembleia Municipal de Lisboa validado a mudança, em Outubro passado.

 

Texto: Samuel Alemão

 

  • Luis
    Responder

    Fica por saber o que vai ser feito das piscinas…

  • Tuga News
    Responder

    [O Corvo] Nova Biblioteca da Penha de França inaugurada nesta quinta-feira http://t.co/1wl87t7Mxy

  • Ana Paula Cardoso
    Responder

    Pedro Alfacinha 😉

  • Paulo Magalhães
    Responder

    To Almeida

  • Paulo Magalhães
    Responder

    To Almeida

  • To Almeida
    Responder

    Uma vergonha. A dona da Junta da Freguesia é tipo: Quero, posso e mando. Mas também quem é que liga à cultura e aos livros? O povo quer é circo e dêem-lhe programinhas do canal da demência, da galhofa e da paródia (TVI) e o resto que se lixe. Só peço que nunca me cruze com esta mentecapta da “presidenta” para nºao lhe ter de dizer umas quantas verdades.

  • helena_abreu
    Responder

    E a piscina sra.dona presidente?qual e o problema?nao estao a pensar fazer das instalacoes um hotel pois nao?e que desde que a dita foi encerrada nao esclareceram os fregueses,os votos e que fazem falta nao e?

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com