Muito lixo nas ruas? Lisboa prepara “grande campanha de sensibilização” da população

ACTUALIDADE
Samuel Alemão

Texto

AMBIENTE

Cidade de Lisboa

13 Junho, 2018


O problema é antigo e sobre ele muito se tem escrito, ao longo de décadas. Lisboa é ou não mais limpa que as outras grandes cidades europeias? A sujidade no espaço público já foi bem pior ou, pelo contrário, estamos a descer os padrões? E, afinal, de quem é a culpa por essa mais ou menos difusa sensação de insalubridade? As respostas dependerão sempre de padrões de apreciação relativamente subjectivos. Mas a Câmara Municipal de Lisboa (CML), principal responsável pela limpeza do espaço público da capital, parece dar razão aos que dizem que há muita gente a precisar de receber umas lições de civismo. Por isso, está já a preparar o lançamento, entre o fim deste ano e o princípio do próximo, de uma “grande campanha de sensibilização” da população para a necessidade de “comportamentos adequados” ao nível da higiene urbana. Mas, ao contrário de outras campanhas já realizadas, esta não se cingirá aos tradicionais meios de divulgação. Prevê também o envolvimento dos cidadãos no papel de educadores dos demais.

 

Os contornos da acção de comunicação têm estado a ser discutidos entre a Câmara de Lisboa e a Valorsul, entidade responsável pelo tratamento dos resíduos sólidos urbanos de 19 municípios da Grande Lisboa e da Região Oeste, adiantou Duarte Cordeiro, vereador com o pelouro da Higiene Urbana, durante a última reunião descentralizada do executivo municipal, depois de uma munícipe se queixar da falta de limpeza do espaço público. “Estamos a definir com a Valorsul aquilo que queremos que seja a campanha, para enviarmos às agências de comunicação para podermos ter propostas e, até ao final do ano, adjudicarmos a campanha de sensibilização”, revelou o também vice-presidente da autarquia, salientando que a mesma terá como objectivo alertar para a necessidade de fazer reciclagem e suscitar “comportamentos adequados do ponto de vista da higiene urbana”. Mais que isso, o autarca tem a ambição que a campanha envolva também os cidadãos, não se limitando apenas aos meios de comunicação.

“Estamos a pensar uma campanha que permita ter materiais para os moradores poderem sensibilizar os vizinhos, para as juntas de freguesia poderem elas também fazer campanhas e para as escolas poderem ter materiais onde as crianças possam aprender e sensibilizar os pais”, explicou Duarte Cordeiro, dando conta da intenção de transformar a planeada acção de comunicação institucional num mais vasto projecto de consciencialização da população em torno da questão da higiene urbana. Isto apesar de, logo de seguida, relativizar as frequentes críticas à sujidade das ruas da capital portuguesa. “Acredito que somos muito mais limpos que outras cidades. De cada vez que viajo, reparo no lixo e tenho a convicção de que há cidades muito piores que nós do ponto de vista da higiene urbana. Mas nada disso serve de desculpa. Partilho da ambição de fazer a cidade bastante mais limpa do que actualmente é”, confessou o vereador.

MAIS
ACTUALIDADE

COMENTÁRIOS

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografias & Fotografia

Paula Ferreira
Fotografía

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Send this to a friend