Os vendedores do Mercado de Alvalade têm razões para estar satisfeitos. A Câmara Municipal de Lisboa já lhes garantiu que o local “não está à venda, nem será privatizado”.
Um comunicado assinado pelo vereador responsável pelos mercados, José Sá Fernandes, que foi colocado em diversas bancas do mercado, afirma que “a notícia e os rumores postos a circular são falsos e não têm qualquer fundamento”.
A notícia, veiculada pelo Corvo dia 21 de Agosto, referia os temores dos vendedores face às informações postas a circular em Alvalade, relativamente às quais a câmara nenhuma informação lhes prestava. O vereador Sá Fernandes foi na altura contactado pelo Corvo e não foi taxativo sobre esta matéria. Quando questionado sobre uma eventual venda do Mercado de Alvalade ao Corte Inglés, não deu qualquer garantia. Disse apenas: “Não tenho conhecimento disso”, remetendo a questão para o presidente da câmara, tal como a questão da venda à PT do Mercado 31 de Janeiro, nas Picoas.
Mas aos vendedores de Alvalade assegurou depois – no comunicado que lhes enviou – que, não só a CML garante que não o vai vender, ou privatizar , como “pelo contrário, a câmara quer reforçar a aposta neste mercado, um dos melhores da cidade, através da sua dinamização”. A dinamização do mercado é algo que os vendedores solicitam há muito, como se pode ler na mesma notícia do Corvo, na qual se queixavam da falta de iniciativa da autarquia nessa matéria.
Texto e fotografia: Fernanda Ribeiro