O regresso de férias surpreendeu moradores e clientes do comércio da Avenida Guerra Junqueiro onde, no período de um mês, mais três lojas fecharam portas: a Pull & Bear, a Via Veneto e a Feira dos Tecidos. Nem todos os encerrramentos se deveram a efeitos da Lei das Rendas, embora eles pesem sobre os arrendatários de várias lojas da Avenida.

 

No caso da Feira dos Tecidos, o fecho de portas ter-se-á ficado a dever a uma penhora, resultante do processo judicial que, em Maio, colocou sob prisão preventiva o dono da cadeia de lojas de têxteis, suspeito de fraude fiscal, num processo que, na altura, foi noticiado pelo jornal Económico (http://economico.sapo.pt/noticias/dono-da-feira-dos-tecidos-em-prisao-preventiva_218065.html).

 

“Os donos foram presos e a loja foi penhorada”, disse ao Corvo a funcionária da Foto Santos, um dos mais antigos estabelecimentos comerciais da Guerra Junqueiro. “A Pull & Bear fechou dia 24 de Julho, mas esses não foi por questões relacionadas com rendas, porque o espaço já era dos espanhóis”, salientou a mesma funcionária.

 

2015-09-04 12.45.30

 

Já no caso da Via Veneto, “sabia-se há já um mês que iriam fechar a loja, porque não estavam a conseguir pagar a renda e foi o que veio a acontecer há alguns dias”, disse ainda a vendedora da Foto Santos, um estabelecimento comercial aberto na Guerra Junqueiro há mais de 50 anos e que está, actualmente, em litígio com o senhorio, contestando em tribunal o aumento de renda que foi proposto ao arrendatário.

 

O peso das novas rendas reflecte-se ainda noutros estabelecimentos. A Didatic, da editora Edicare, reduziu drasticamente as dimensões da sua loja na Avenida Guerra Junqueiro, que passou a ocupar ali um espaço muito mais reduzido.

 

Texto: Fernanda Ribeiro

 

  • Tuga News
    Responder

    [O Corvo] Mais lojas a fechar na Guerra Junqueiro http://t.co/SHWoOtxf8G

  • Paulo Magalhães
    Responder

    A dinâmica da economia em todo o seu esplendor.

  • JOÃO BARRETA
    Responder

    Vamos aguardar e verificar quanto tempo irão ficar estes espaços sem … “ocupantes”!!!!!!!!!!!!!!!
    Comércio e Imobiliário, duas formas de negócio distintas … ou talvez não!!!

  • Cátia Mendes
    Responder

    🙁

  • Dinis Correia
    Responder

    É a retoma…

  • Miguel Martinho
    Responder

    Só não percebo o que fazem a Pull&Bear e a Feira dos Tecidos neste artigo. What’s the angle here? Queriam falar sobre a lei das rendas ou sobre encerramentos aleatórios? Misturar as coisas para fazer número é que não me parece muito ortodoxo.

  • Comércio do Areeiro
    Responder

    O que não dá para perceber é porque não são mencionadas as lojas que abriram, não só na Av Guerra Junqueiro como na Avenida de Roma e Avenida João XXI.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com