Lisbon Week 2015 faz de Alvalade o centro da cidade durante uma semana
Onze visitas culturais e uma dúzia de exposições, sempre à volta de Alvalade. A terceira edição da Lisbon Week, que decorre desta sexta-feira (10 de Abril) até domingo da próxima semana (19), será dedicado ao bairro que inaugurou a existência de uma Lisboa moderna e à freguesia onde se insere. Os organizadores – a Associação Cultural Turística Urbana (ACTU), em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) – prometem “desvendar segredos de espaços marcantes como a Biblioteca Nacional de Portugal, o Jardim do Campo Grande, a Reitoria da Universidade de Lisboa, a Torre do Tombo, o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, o Museu Bordalo Pinheiro, o Hospital Júlio de Matos, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil ou o Complexo dos Coruchéus”. E, com isso, animar também o comércio local.
Todos os dias, haverá visitas a estes lugares, em relação aos quais se promete dar a “conhecer as perspectivas históricas, arquitectónicas e artísticas”. As entradas nas exposições serão gratuitas, mas as visitas culturais, passeios de autocarro e uma peça teatral a ter lugar no Hospital Júlio de Matos serão pagas. Das primeiras, as mais relevantes são: “Porfírio Pardal Monteiro – Arquitecto de Lisboa”, com curadoria de Ana Tostões e João Pardal Monteiro, em exibição na Biblioteca Nacional de Portugal; “Encontrar Maria Keil”, uma produção da ACTU que expõe, na Estação de Metro de Alvalade, alguns dos mais notáveis trabalhos de azulejaria da pintora; “Urban Sketchers”, que na exporá na Reitoria da Universidade de Lisboa a visão de diversos desenhadores sobre o quotidiano do bairro; e “Vanguarda”, exposição de fotografia, para ver no Centro Comercial de Alvalade.

O Lisbon Week, que regressa após as edições ocorridas em 2012 e 2013, propõe-se contribuir para a “redescoberta e revitalização do bairro” – “aproximando os cidadãos de um património cultural extremamente rico, onde diferentes gerações e modos de vida se cruzam, reforçando a dinâmica da cidade e captando públicos internacionais que normalmente se focam nos habituais roteiros turísticos”. E para ajudar a fazer cumprir tal objectivo, para além das exposições e das portas abertas de locais icónicos, servem também os passeios: “Lisboa Moderna”, com curadoria de Ana Tostões, irá ao encontro dos principais pontos de Alvalade, contando a história do bairro, dos seus edifícios mais representativos e da sua evolução; “Porfírio Pardal Monteiro”, com curadoria de João Pardal Monteiro, vai explorar a obra de Porfírio Pardal Monteiro por toda a cidade. Haverá também uma visita a pé ao Jardim do Campo Grande, organizada por José Sarmento de Matos.
A peça “E morreram felizes para sempre”, da autoria de Nuno Moreira e direcção de actores de Ana Padrão, e a ter lugar no pavilhão 30 do Hospital Júlio de Matos, já está esgotada para todas sessões do Lisbon Week 20015, mas poderá ser vista ainda entre os dias 22 e 30 de Abril. A exposição “Porfírio Pardal Monteiro – Arquitecto de Lisboa” continuará patente na Biblioteca Nacional, até 1 de Junho.