Um smartphone é tudo quanto precisa para utilizar o que os promotores garantem ser um novo modelo de mobilidade urbana, “pioneiro a nível mundial”. Lançado, na manhã desta quarta-feira, no parque de estacionamento do Arco do Cego, pela empresa portuguesa Mobiag – Clever Mobility, o sistema de utilização partilhada de automóvel em sistema de roaming privilegia as pequenas viagens em meio urbano. E tem Lisboa como local de partida de um negócio com pretensões de expansão internacional até Espanha, Norte da Europa e América Latina. “Queremos descomplicar o mais possível o uso do carro partilhado, torná-lo mais próximo do automóvel individual”, diz João Félix, CEO da empresa, garantindo estar a vender um “serviço de mobilidade e não de rent-a-car”.

O que distingue este serviço, que até Setembro funcionará em regime experimental com quatro dezenas de viaturas – depois, chegarão mais 60 -, será sobretudo a sua flexibilidade e complementaridade face aos transportes públicos, garantem os promotores. O utilizador pode apanhar o veículo disponível que mais próximo estiver de si, naquele momento, e largá-lo onde mais lhe convier – desde que seja numa zona de estacionamento tarifado pela EMEL. Sem preocupações de parqueamento, combustível ou outras, cabe-lhe fazer o percurso e olhar aos custos. A tarifa é de 29 cêntimos por minuto, com a possibilidade de fazer 20 quilómetros por hora. Apesar de a viatura poder ser utilizada em qualquer lugar, a ideia associada ao sistema é a de realização de pequenos percursos urbanos em Lisboa.

E tal pode ser feito em conjugação com a utilização do sistema de transportes públicos da cidade. “A rede de transportes será um complemento e ajuda-nos a funcionar melhor. Isto porque o nosso público alvo é, precisamente, quem usa o carro próprio e quer deixar de o fazer”, afirma João Félix, fazendo notar que esta será uma forma de ajudar a reduzir o universo calculado de 114 mil automóveis que diariamente entram na capital com apenas um ocupante. Pretende-se que as pessoas pensem mais na mobilidade e esqueçam o bem móvel que lhes custa a pagar. A rede de carsharing da Mobiag terá como operador a Citydrive – através do website a partir do qual os clientes se podem registar – e operará, pelo menos nesta fase, numa área que privilegia o centro e os locais de negócios: Chiado, Príncipe Real, Amoreiras, Marquês de Pombal, Entrecampos e Campo Grande.

Apesar de a Carris possuir, desde 2008, um sistema de utilização partilhada de automóvel, o Mob Carsharing, os criadores do sistema Mobiag garantem que ganham à concorrência pela liberdade de as pessoas poderem, após a utilização, devolverem o carro onde bem entenderem, desde que seja num lugar de estacionamento coberto pela EMEL – e não no parque onde o veículo foi levantado, sendo que para o sistema da Carris existem apenas oito. O smartphone serve, pois, para localizar o carro mais próximo e também de chave. A quem não tiver um, será fornecido um cartão magnético que franqueará o acesso ao sistema.

 

Texto: Samuel Alemão

Comentários
  • António Pires
    Responder

    Vale tudo, para já representam mais quarenta táxis e virão mais sessenta….tá bonito !

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com