Lisboa celebra chegada da Primavera com um festival gratuito de música

DICAS
Samuel Alemão

Texto

CULTURA

Cidade de Lisboa

25 Março, 2016

A primeira edição do festival Primavera na Cidade, organizado pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa (EGEAC) para celebrar a entrada na nova estação, vai levar música a vários espaços emblemáticos da cidade, de forma gratuita. Entre 26 de março e 3 de abril, promete-se animação em sítios tão distintos como o Jardim do Arco do Cego, as igrejas de Santa Catarina e da Graça, o jardim Mahatma Gandhi, o Centro Ismaili ou ainda a Igreja do Sagrado Coração de Jesus. “Locais nem sempre conhecidos, que podem ter sido imaginados para cultos religiosos, mas que são também espaços privilegiados para o convívio entre as pessoas”, diz a EGEAC.

Já neste sábado (26 de março), a partir das 15h, o jardim Mahatma Gandhi, em Telheiras, acolhe o Festival Feliz Holi (dança, música, gastronomia) da Comunidade Hindu de Portugal. Antevê-se uma grande celebração de côr, com os participantes a atirarem tintas uns aos outros, como é costume neste género de festas. A ideia é que o Templo Radha Krishna, nas imediações, seja visto, “além de um local de culto e de conservação das tradições indianas”, também como “cenário para o convívio e a amizade, onde o intercâmbio de culturas, a espiritualidade e a solidariedade entre as pessoas possam crescer e dar frutos”.


Dia 29 (terça-feira), pelas 21h30, o Centro Ismaili recebe o pianista João Paulo Esteves da Silva e a voz do fadista Ricardo Ribeiro, num concerto intimista, sob 0 mote “A sombra e a luz nas canções”. Dia 31 de março, às21h30, as vozes do Grupo Vocal Olisipo tomam a Igreja de Santa Catarina. No dia seguinte, 1 de Abril, à mesma hora, a Igreja da Graça enche-se ao som das vozes do Coro de Câmara Lisboa Cantat, que interpretarão um conjunto de obras subordinadas ao tema “A Idade de Ouro da Polifonia Portuguesa”.

No dia 2 de abril (sábado), o palco passa a ser um templo com um prémio Valmor, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, onde se ouvirão o Coro de Câmara e a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa. Neste concerto presta-se homenagem a Nuno Teotónio Pereira, um dos Arquitetos desta igreja, premiado pela Universidade de Lisboa no ano passado.

A grande celebração do ar livre, porém, terá lugar no Jardim do Arco do Cego, a 3 de Abril (domingo), a partir das 16h30, com um concerto em que se encontrarão três cantores com abordagens bem distintas: Carolina Deslandes (pop), Dino D’Santiago (morna, género musical de Cabo Verde) e Maria Emília Reis (fado). “Este espetáculo pretende celebrar o momento que vivemos, num dos mais centrais jardins de Lisboa, que teve um papel ímpar na revitalização daquelas artérias da cidade”, dizem os organizadores do festival.

MAIS DICAS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Send this to a friend