A primeira edição do festival Primavera na Cidade, organizado pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa (EGEAC) para celebrar a entrada na nova estação, vai levar música a vários espaços emblemáticos da cidade, de forma gratuita. Entre 26 de março e 3 de abril, promete-se animação em sítios tão distintos como o Jardim do Arco do Cego, as igrejas de Santa Catarina e da Graça, o jardim Mahatma Gandhi, o Centro Ismaili ou ainda a Igreja do Sagrado Coração de Jesus. “Locais nem sempre conhecidos, que podem ter sido imaginados para cultos religiosos, mas que são também espaços privilegiados para o convívio entre as pessoas”, diz a EGEAC.

 

Já neste sábado (26 de março), a partir das 15h, o jardim Mahatma Gandhi, em Telheiras, acolhe o Festival Feliz Holi (dança, música, gastronomia) da Comunidade Hindu de Portugal. Antevê-se uma grande celebração de côr, com os participantes a atirarem tintas uns aos outros, como é costume neste género de festas. A ideia é que o Templo Radha Krishna, nas imediações, seja visto, “além de um local de culto e de conservação das tradições indianas”, também como “cenário para o convívio e a amizade, onde o intercâmbio de culturas, a espiritualidade e a solidariedade entre as pessoas possam crescer e dar frutos”.

 

Dia 29 (terça-feira), pelas 21h30, o Centro Ismaili recebe o pianista João Paulo Esteves da Silva e a voz do fadista Ricardo Ribeiro, num concerto intimista, sob 0 mote “A sombra e a luz nas canções”. Dia 31 de março, às21h30, as vozes do Grupo Vocal Olisipo tomam a Igreja de Santa Catarina. No dia seguinte, 1 de Abril, à mesma hora, a Igreja da Graça enche-se ao som das vozes do Coro de Câmara Lisboa Cantat, que interpretarão um conjunto de obras subordinadas ao tema “A Idade de Ouro da Polifonia Portuguesa”.

 

No dia 2 de abril (sábado), o palco passa a ser um templo com um prémio Valmor, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, onde se ouvirão o Coro de Câmara e a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa. Neste concerto presta-se homenagem a Nuno Teotónio Pereira, um dos Arquitetos desta igreja, premiado pela Universidade de Lisboa no ano passado.

 

A grande celebração do ar livre, porém, terá lugar no Jardim do Arco do Cego, a 3 de Abril (domingo), a partir das 16h30, com um concerto em que se encontrarão três cantores com abordagens bem distintas: Carolina Deslandes (pop), Dino D’Santiago (morna, género musical de Cabo Verde) e Maria Emília Reis (fado). “Este espetáculo pretende celebrar o momento que vivemos, num dos mais centrais jardins de Lisboa, que teve um papel ímpar na revitalização daquelas artérias da cidade”, dizem os organizadores do festival.

 

Mais info: www.egeac.pt/evento/primavera-na-cidade/

 

Texto: Samuel Alemão

 

Comentários

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com