A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior está a proceder ao reforço da sinalização desaconselhando a entrada de tuk tuk no bairro de Alfama. Dando continuidade a uma medida iniciada, em Junho passado, durante as últimas Festas de Lisboa, a autarquia decidiu alargar o número de avisos dirigidos aos condutores daqueles veículos turísticos – que conheceram um crescimento exponencial, nos últimos dois anos -, recomendando-lhes “vivamente” que não circulem dentro do bairro, por a circulação estar “muito condicionada”. Fonte da junta confirmou ao Corvo a colocação recente, nas entradas de Alfama, de duas dezenas de painéis deste género.

 

A mensagem é em tudo idêntica à das placas já antes colocadas pela junta. Mas se essas solicitavam aos condutores dos tuk tuk que se abstivessem de penetrar pelas ruas daquele bairro típico durante o período das festas, as novas placas deixam cair a referência ao momento. Pura e simplesmente, aconselham a que não se entre em Alfama, qualquer que seja o momento. Uma medida que vem confirmar o empenho da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior em combater o incómodo causado pela abundante circulação destes veículos – e que levou, recentemente, o presidente da autarquia, Miguel Coelho (PS), a assinar uma petição contra a “invasão” daqueles triciclos motorizados e a apelar à restrição da sua circulação nos bairros históricos de Lisboa.

 

Texto: Samuel Alemão

 

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografias & Fotografia

Paula Ferreira
Fotografía

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa