A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior está a proceder ao reforço da sinalização desaconselhando a entrada de tuk tuk no bairro de Alfama. Dando continuidade a uma medida iniciada, em Junho passado, durante as últimas Festas de Lisboa, a autarquia decidiu alargar o número de avisos dirigidos aos condutores daqueles veículos turísticos – que conheceram um crescimento exponencial, nos últimos dois anos -, recomendando-lhes “vivamente” que não circulem dentro do bairro, por a circulação estar “muito condicionada”. Fonte da junta confirmou ao Corvo a colocação recente, nas entradas de Alfama, de duas dezenas de painéis deste género.
A mensagem é em tudo idêntica à das placas já antes colocadas pela junta. Mas se essas solicitavam aos condutores dos tuk tuk que se abstivessem de penetrar pelas ruas daquele bairro típico durante o período das festas, as novas placas deixam cair a referência ao momento. Pura e simplesmente, aconselham a que não se entre em Alfama, qualquer que seja o momento. Uma medida que vem confirmar o empenho da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior em combater o incómodo causado pela abundante circulação destes veículos – e que levou, recentemente, o presidente da autarquia, Miguel Coelho (PS), a assinar uma petição contra a “invasão” daqueles triciclos motorizados e a apelar à restrição da sua circulação nos bairros históricos de Lisboa.
Texto: Samuel Alemão
a imagem ilustra bem o efeito, ou não, da sinalização “anti tuk-tuk” 😉
Eu noto é cada vez mais a entrar!
Falta referir que essa rua da fotografia é de acesso condicionado (apenas residentes) e que os tuk tuk entram livremente porque ao contrário dos outros veículos, conseguem entrar sem ter cartão de acesso ou ter que entrar em contacto com a EMEL pelo intercomunicador, isto porque pela sua dimensão, passam entre os pilaretes. Seria bem fácil à junta de impor uma circulação mais restrita se assim o desejassem.
Apenas os tuk tuk eléctricos, que são maiores, teem que ir ao intercomunicador, mas esses devem ser os únicos que pouco incomodam.
ou é proibido ou não é; essas placas são demagogia pura, porque não regulam nada — e duvido que sejam legais, do ponto de vista do código da estrada; o estatuto dos tuk tuks deveria era ser revisto
Alexandre
Creio que isto é uma boa forma da Junta de Freguesia lavar as mãos. Isto não dá em nada pois continuam a circular no Bairro. Enquanto não existir estatuto tudo é igual!.
Estes sinais não constam do Regulamento de Sinalização Rodoviária, como tal, são LIXO pago pelos contribuintes. Enfim…
Acho que só ao tiro é que isto vai lá…
Boa! Andem a pé q faz bem à saúde!
Bom dia!
infelizmente há muito tempo que já não passeava e me deleitava pelas ruas de alfama, que sempre foi dos meus sitios preferidos para viver a cultura, passado e presente de lisboa. contudo fiquei perplexa com a invasão de tuk tuks. Para mim pareciam abelhas para cima e para baixo, perturbando o sossego só quebrado por carros e eletricos, e alterando aquela ideia idílica que tinha da zona. Bem sei que é um trabalho, e uma fonte de rendimento para alguém, mas caramba, fiquei perplexa com tamanha invasão!