O presidente da Junta de Freguesia das Avenidas Novas, Daniel Gonçalves (PSD), enviou esta quinta-feira (19 de maio), uma “carta aberta” ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (PS), a “propósito das obras o eixo central da cidade”. Nela, o autarca expressa a sua apreensão pelos moldes em que a intervenção está a decorrer, e avança com sugestões “a fim de minimizar os efeitos de incalculável prejuízo de tempo, poluição e ruído que infernizam não só a vida de quem por lá circula, mas também a qualidade de vida dos moradores obrigados a suportar um caos permanente à sua porta”. Mais e melhor sinalização e menos ruído durante a noite são as sugestões.

 

“Como facilmente compreenderá, muitos automobilistas só se apercebem da extensão das obras quando são apanhados em filas intermináveis, sem possibilidades de inversão de marcha”, diz o presidente da junta na missiva a que O Corvo teve acesso, antes de explicar que, por isso, foram identificados 14 “locais-chave” onde, durante todo o tempo previsto para a duração das obras, “deverão manter-se placas informativas com grande visibilidade anunciando a redução de vias e informando sobre percursos alternativos”.

 

Os locais onde, de acordo com o autarca das Avenidas Novas, deveria ser colocada sinalização são os seguintes: Terreiro do Paço/Rossio; Ponte 25 de Abril, antes do desvio para Alcântara; Cruzamento da Rua de Artilharia Um com a Avenida Joaquim António de Aguiar; entrada da CRIL em Belém; IC19, à entrada em Lisboa; Eixo Norte-Sul/ 2ª circular; Lumiar/Calçada de Carriche; Campo Grande; Entrecampos; Saldanha; Marquês de Pombal; Rotunda do Relógio; Avenida Gago Coutinho e Avenida Almirante Reis.

 

Sem deixar de assinalar que a obra de requalificação do Eixo Central “tem aspetos positivos para a freguesia, designadamente a requalificação da Avenida Fontes Pereira de Melo, zona de Picoas, Praça do Saldanha e Avenida da República, com o aumento da área pedonal, passeios mais confortáveis, aumento das zonas verdes e incremento da segurança rodoviária”, Daniel Gonçalves alerta ainda Fernando Medina para a necessidade de serem tomadas medidas para conter o ruído decorrente da mesma.

 

“Também os trabalhos no Saldanha e toda a pavimentação da área de intervenção, ‘que terá lugar durante a noite’, de acordo com a informação camarária, não poderão pôr em causa a qualidade de vida dos seus moradores, nem intervir com o sossego e descanso a que todos os cidadãos têm direito após um dia de trabalho”, pede o eleito social-democrata – que volta a insistir na necessidade da CML fazer um “esclarecimento claro sobre o número efetivo de lugares a serem suprimidos” nesta zona da cidade, em resultado da intervenção, que deverá estar terminada dentro de nove meses.

 

Texto: Samuel Alemão

 

 

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com