Começa nesta sexta-feira, pelas 23 horas, com dança, e termina no dia 27, também a dançar. O Festival Bairro Intendente em Festa arranca esta noite com uma homangem a Fela Kuti (1938-1997), o rei incontestado do afrobeat, género surgido nos anos 70 do século passado e que funde as tradições musicais nigerianas com o jazz e o funk. O colectivo Felamonkuti convida para partilhar o palco Nazaire Bello e Kiala King K., seguindo-se uma actuação dos Djs Irmãos Makossa. Será o tiro de partida para um mês cheio de actividades e com entrada gratuita garantida em todas.
Além dos concertos, o festival, que ocorrerá sextas, sábados e domingos, contará com performances, instalações, feiras, ateliers e aulas abertas. Sempre numa celebração do espírito comunitário que tem vindo a pautar o resgatar desta zona da cidade à decadência. Um bom exemplo disso poderá ser constatado no dia 18 (sexta-feira, 22h), o designado Mandela Day, quando decorrer a actuação do contrabaixista Carlos Barreto e da sua In Loko Band, formada por residentes no bairro e resultante de um trabalho de residência artística do músico – o concerto, que se seguirá à inauguração de uma instalação participativa, contará com os convidados Selma Uamusse, Melo D e General D.
Um dos pontos altos da festa, promovida em conjunto pela Câmara Municipal de Lisboa e o BI – Colectivo de Comerciantes e Projectos Culturais do Intendente, será já neste sábado (dia 5), 23 horas, com o concerto Conexão Lusófona. Nele actuará um conjunto de nomes, que inclui António Zambujo, Lura, Paulo Flores, Paulo de Carvalho, Couple Coffee, entre outros. No dia 11, sexta-feira, pelas 22h, terá lugar a actuação dos Dead Combo e no dia seguinte (sábado, 12), pelas 23h, a dos rappers Valete e Halloween. Atenção ainda à noite da editora Amor Fúria, no sábado, dia 26 (22h), na qual estarão presentes Capitães da Areia, Manuel Fúria e os Náufragos, entre outros.
O programa completo pode ser consultado em:
http://bairrointendente.wordpress.com/bairro-intendente-em-festa/
Texto: Samuel Alemão