Ideias novas para móveis velhos numa loja diferente situada no Campo de Santa Clara

REPORTAGEM
Rui Lagartinho

Texto

Paula Ferreira

Fotografia

VIDA NA CIDADE

São Vicente

10 Outubro, 2016


Se houvesse que atribuir um prémio para uma loja lisboeta – no sentido romântico e cinematográfico da “loja de bairro” – que melhor se autodefinisse, a Metamortaforico seria uma séria candidata. Situada no Campo de Santa Clara, e aproveitando a proximidade à Feira da Ladra, cria peças a partir de despojos. O cartaz da loja é todo um caderno de intenções, ao prometer a “transformacolização de tralhomonos e metáforas unissexo para todas as idades.” Um exemplo de como o comércio de proximidade pode fugir à massificação.

No dia em que O Corvo visitou a loja Metamortaforico, Anabela Moreira tinha um pé no antigo espaço, o outro no novo – na porta do lado – e a cabeça, como sempre, em muitos lados. Os dois situam-se no melhor sítio de Lisboa para quem tem como palavras de ordem “recuperar”, “restaurar” e “reciclar”: uma esquina do Campo de Santa Clara. Aqui, duas vezes por semana, a Feira da Ladra está à porta.

“Quase tudo o que aqui está são coisas que eu compro na feira”, garante-nos Anabela, a quem invejamos o olho clínico para descortinar na floresta de roupa velha, cópias foleiras e armadilhas para turistas e arrivistas, verdadeiras pérolas. O que vemos à volta cheira a novo, está pronto a ter uma nova vida, seja ele um candeeiro, um espelho, várias cadeiras ou uma cómoda que, de repente, ganham asas de resina, graças a libélulas que lembram a leveza das peças de René Lalique – mestre vidreiro e joalheiro francês, que viveu entre 1860 e 1940.

Ideias novas para móveis velhos numa loja diferente situada no Campo de Santa Clara

Há no ar uma nostalgia, onde se misturam travos do revivalismo orientalizante que, no Ocidente, há cem anos, marcou a Arte Nova e onde a influência da natureza marcava cada peça. Anabela, que deixou de dar aulas para se dedicar a ser artesã, escultora de vários materiais, faz peças por pura inspiração ou aceita encomendas.

“Cada cadeira pode levar um mês em metamorfoses várias, até estar pronta. É um processo orgânico e de laboratório”, orgulha-se a artista. Para além das cadeiras, há biombos onde se esparramam a sombra de um lagarto, malas de viagem com umas contraditórias raízes. Há um pouco de país das maravilhas, há objectos que podiam ser requisitados para um filme de Tim Burton.

Ideias novas para móveis velhos numa loja diferente situada no Campo de Santa Clara

Quando a nova loja estiver pronta, terá um espaço de cafetaria, para se estar com calma e apreciar o que está exposto – e, claro, levar as ideias de Anabela já prontas para casa ou deixar-lhes novos desafios.

MAIS REPORTAGEM

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Send this to a friend