Ainda nem sequer o cinema era sonoro e já a música lhe fazia companhia. Os “filmes falados” trouxeram outra dimensão a esta arte, na qual a componente musical se veio gradualmente a afirmar. Mas também pode ser o cinema a querer fazer companhia à música, como acontece no MUVI Lisboa – Festival Internacional de Música no Cinema, que terá lugar entre esta quarta-feira, 3 de setembro, e domingo, 7, no Cinema São Jorge. O primeiro festival de cinema especificamente dedicado à música a ser por cá realizado promete apresentar “o que de melhor se tem feito” na área. Além disso, apresenta um programa onde se incluem palestras, showcases, atuações de dj’s, exposições e “sessões especiais”.
A primeira edição do MUVI Lisboa terá uma secção competitiva e outra não-competitiva. Naquela, os filmes serão divididos entre um “palco internacional” e um “palco nacional”, sendo que em ambos haverá ainda uma catalogação consoante sejam longas-metragens (categoria “Odisseias Musicais”), curtas-metragens (categoria “Sonetos Cantados”) ou ainda vídeos musicais de ficção ou animação (categoria “Canções com Gente Dentro”). Em qualquer dos casos, os organizadores (FWD Coop, em parceria com a empresa municipal de cultura EGEAC) prometem mostrar o que de mais significativo se produziu em 2013 e 2014.
Na principal secção competitiva do festival, a dedicada às longas-metragens (“Odisseias Musicais”), há lugar para obras que dão relevo tanto ao universo do hip-hop (“Our Vinyl Weighs a Ton”, de Jeff Broadway, 2014), como à clássica (“The Labèque Way”, de Félix Cábez, 2014), passando pela contemporânea (“Castle Crash”, de Arsen Oremovic, 2014) ou o omnipresente rock – como “True”, 2014, de Paulo Segadães, que aborda a obra de Legendary Tigerman -, mas também o trance (“The Alchemy of Spirit”, de Paulo Prazeres, 2013, dá a ver o que se passa no Festival Boom, um dos maiores do género a nível mundial). Entre as longas em exibição, destaque ainda para “Mudar de Vida”, de Pedro Fidalgo e Nelson Guerreiro, 2014, que promete desvelar o muito particular universo do cantor José Mário Branco.
Ver programa completo em: www.muvilisboa.com
Texto: Samuel Alemão Fotografia: imagem do filme “Our Vinyl Weighs a Ton”