O quebrar de fronteiras é o tema central da edição deste ano da bienal Experimenta Design (EXD), que começa amanhã, 7 de Novembro, e se prolonga até 22 de Dezembro. “No Borders” serve, na verdade, como lema comum à ponte transatlântica que o certame agora enceta com o Brasil, pois será também o tema da Experimenta Design 2014, a realizar em São Paulo. Conferências, debates, exposições, cinema, documentários e intervenções urbanas preencherão um programa de forte apelo internacional e, mais que tudo, multidisciplinar. Designers, arquitectos, pensadores, produtores, investigadores, economistas, gestores, políticos e o público em geral são chamados a debater o cruzamento de diversos saberes e visões nacionais e o papel do design nessa relação. A ideia é tentar prescutar um pouco dos rumos futuros nesta área.

Se para muitos se assume como justo avaliar um acontecimento, sobretudo, pelos nomes que convoca, então pode qualificar-se a EXD ’13 como um ponto de encontro cosmopolita e heterodoxo. Em especial pelos que estarão presentes nas Conferências de Lisboa, a decorrer entre amanhã e sábado, dia 9, no auditório do Novo Museu dos Coches. De Aishwarya Pathy, co-fundadora e co-directora do India Design Forum até ao jornalista norte-americano e escritor de ficção científica Bruce Sterling, passando por gestores de empresas onde a componente design é fulcral, são muitos e diversificados os participantes. O ponto de encontro e porta de entrada nos diversos acontecimentos previstos no programa é o Lounging Space, situado no Convento da Trindade, ao Chiado. É lá que se devem dirigir todos os que queiram saber mais sobre o que ver.

Consultar programação em: www.experimentadesign.pt/2013

 

Texto e fotografia: Samuel Alemão

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com