Apesar de estarem a sentir o peso das novas taxas municipais na factura da água, os lisboetas têm agora acesso a uma leve garrafa de plástico vendida pela Empresa Pública das Águas Livres (EPAL). Acaba de ser lançada a gama Watercolors, actualização do modelo “Fill Forever” destes recipientes feitos para encher com água da torneira. A ideia é ajudar na poupança do líquido, assumindo-se assim o seu uso como uma opção “mais barata, conveniente e amiga do ambiente”. Formada por seis cores diferentes – azul, rosa, amarelo, laranja, verde e vermelho –, a linha fornecida aos lisboetas pretende “promover o consumo de água da torneira, na praia, no campo, no ginásio, no escritório ou qualquer outro local”.

 

A garrafa, feita a partir de material reciclável e pesando apenas 27,5 gramas, foi concebida, segundo a EPAL, para facilitar o consumo da água da torneira. Trata-se da actualização de uma gama inaugurada em 2014. “Todos os pormenores do seu design foram considerados no seu desenvolvimento, de modo a otimizar a quantidade de material e energia utilizados na sua produção. Deste modo, criou-se uma garrafa de forma exclusiva, e inspirada numa cascata de água, e extremamente ergonómica”, diz o comunicado da empresa. Custa 1,5 euros e pode ser comprada na sede da EPAL, na Avenida da Liberdade, e também no Museu da Água, na Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, na Rua do Alviela, 12.

 

Desde o início do ano, os consumidores domésticos e as empresas sentiram um grande agravamento dos valores constantes das suas facturas da água, enviadas pela EPAL. Isto porque nas mesmas passaram a constar os montantes actualizados das taxas aprovadas, no final de 2014, pela Câmara Municipal de Lisboa e agrupadas na factura sob a rubrica “Contas de Terceiros”. Tal item, que não está directamente relacionado com o consumo primário de água, inclui também agora a cobrança da Tarifa de Saneamento, antes paga numa factura à parte, e a nova Tarifa de Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Muitos consumidores viram a sua factura passar para o dobro. Por causa disso, há diversos comerciantes a considerar cortar o abastecimento de água nos seus estabelecimentos.

 

Texto: Samuel Alemão

 

  • Tuga News
    Responder

    [O Corvo] EPAL promove garrafa de plástico para incentivar consumo de água da torneira http://t.co/tFcpMDbXsc

  • Ana Paula Cardoso
    Responder

    Nunca precisei da ajuda da EPAL, mas ok! 😛

  • Marta Vale Costa Reis
    Responder

    Tudo errado! Quando se começam a eliminar as garrafas de plástico em tantos sítios tendo em conta os danos ambientais …

  • Antonio Pinto Rodrigues
    Responder

    Custa 1,5 euro, é gira, material reciclado e blá blá blá senhora Epal .. Mas será durável ? E a água também terá melhor sabor? E a factura vai reflectir este investimento ?

  • Alda Rosa
    Responder

    mas é para reutilizar? ou para vender em separado?

  • Rui Barradas Pereira
    Responder

    RT @ocorvo_noticias: EPAL promove garrafa de plástico para incentivar consumo de água da torneira – http://t.co/ttSFhbJfAT

  • Reserva Recomendada
    Responder

    RT @ocorvo_noticias: EPAL promove garrafa de plástico para incentivar consumo de água da torneira – http://t.co/ttSFhbJfAT

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com