E de repente, por força das imagens, de lindíssimos azulejos coloridos da Viúva Lamego, há quem se espante e repare pela primeira vez no Elevador do Lavra, apesar de ele ser o mais antigo de Lisboa – desde 1884 que anda nos carris, subindo e descendo a colina entre o Largo da Anunciada e o Campo dos Mártires da Pátria.

 

“Ah, que giro! Acho que nunca tinha visto este elevador”, ouve-se dizer a uma voz fresca e jovem, junto a este ascensor que temporariamente deixou de ser amarelo e está agora “vestido” por imagens dos azulejos Viúva Lamego – os mesmos que revestem as paredes da escola primária nº29, situada nas proximidades do elevador do Lavra.

Além de transportar pessoas, no seu sobe e desce colina, o Elevador do Lavra passou agora a transportar também memórias de lugares que lhe são próximos. Não só no exterior, como no interior, impressas que estão no tecto da carruagem, onde estão igualmente reproduzidos.

O mesmo sucede com o Elevador da Glória, que sobe dos Restauradores a São Pedro de Alcântara, também ele com uma nova imagem, em que se destacam imagens de peças escultóricas do património da Igreja Museu de São Roque, lá no alto. A intervenção repete-se no Elevador da Bica, que se vestiu de imagens alusivas à Biblioteca Camões, mesmo ali ao lado da Rua da Bica Duarte Belo.

 

IMG_4262

 

Qualquer destes elevadores, se já era um cenário habitual de muitas fotografias de turistas em visita a Lisboa, tornou-se agora um painel por excelência, para um clic de máquina fotográfica. E, às vezes, há fila para poses, junto a cada um deles.

A ideia de vestir desta forma os elevadores das colinas partiu do realizador português Rui Simões, que conhece bem estes transportes e que foi o vencedor do concurso público lançado pela municipal Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) para uma intervenção nos elevadores de Lisboa, a apresentar durante as Festas de Lisboa.

“O que pretendi foi chamar à atenção para o património que existe nas imediações dos elevadores e que, muitas vezes, as pessoas não conhecem, ou porque está escondido ou porque nunca nele repararam”, disse ao Corvo Rui Simões. “É um convite para que se interroguem e percebam a relação de proximidade”, afirmou o cineasta.

 

IMG_4311

 

Rui Simões está presentemente a terminar o filme “Alto Bairro”, uma longa-metragem sobre a vida actual e passada do Bairro Alto, um filme que se “actualizam os problemas que vão surgindo”.

“ É um olhar muito pessoal, mas também muito próximo, sobre as perspectivas da vida no bairro e as mudanças que estão a acontecer”. O “Alto Bairro” deverá estrear em Setembro, no Fitas na Rua, ciclo de cinema ao ar livre promovido pela EGEAC.

 

* Texto corrigido às 15h40 de 12 de Junho. Corrige nome do filme, anteriormente titulado como “Out Bairro”.

 

Texto: Fernanda Ribeiro

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com