“Transportes públicos em Lisboa: o que temos e o que queremos” é o lema da próxima série de debates temáticos promovidos pela Assembleia Municipal de Lisboa, o primeiro dos quais se realiza a 13 de Maio, anunciou terça-feira a presidente daquele órgão, Helena Roseta. Seguem-se outros três, nos dias 20 de Maio, 27 de Maio e 3 de Junho, sempre às 18 horas.
O formato destes debates será semelhante ao que foi dedicado à Colina de Santana, no qual se discutiu o futuro daquela zona da cidade, de onde o Governo pretende retirar os hospitais e para a qual há diversos projectos urbanísticos que terão de aguardar que esteja concluído o Programa de Acção Territorial (PAT) – cujo esboço deverá estar pronto no Verão, para ser discutido e aprovado até ao final do ano de 2014, como afirmou recentemente o vereador responsável pelo Urbanismo, Manuel Salgado.
Tal como nos debates sobre a Colina de Santana, na série a dedicar aos transportes públicos, haverá oradores convidados e a entrada é livre: todos podem assistir aos encontros, que se realizam semanalmente na Assembleia Municipal de Lisboa, a funcionar no antigo cinema Roma.
Haverá quatro painéis dedicados aos transportes públicos, cuja municipalização o actual executivo defende e que está actualmente a ser estudada, bem como em que moldes se deverá processar a passagem da titularidadade das empresas Metropolitano e Carris para a esfera municipal.
“Os transportes que temos e como funcionam” será o tema do primeiro debate, no dia 13 de Maio, pelas 18h. No segundo debate, a realizar dia 20 de Maio, à mesma hora, discutir-se-á “O sistema de mobilidade urbana na Área Metropolitana de Lisboa: quem faz o quê e quem paga”.
“Organização e financiamento do serviço de transportes colectivos em áreas metropolitanas” é o tema do terceiro debate, no dia 27 de Maio, enquanto no último debate se abordará “A experiência europeia e os desafios para Lisboa”.
Texto: Fernanda Ribeiro