O local não é dos mais prováveis: a Calçada de Santana é estreita e íngreme. Por aqui passa-se rapidamente, atalhando caminho conforme o sentido, na direcção do Martim Moniz ou do Campo de Santana.

Mas, há três meses, perto de uma vetusta funerária – quase paredes meias com uma taberna daquelas que já não se concebem -, na antiga freguesia da Pena (agora parte de Arroios), há um enclave cultural. Na, agora, tão falada Colina de Santana, nasceu a Associação Cultural-Espaço Pessoa & Companhia.

É a concretização duma ideia sonhada por três amigos que se conheceram na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. “Uma comunidade de encontros, convívio e comunhão baseada em paixões comuns”, explica Hugo, um dos dinamizadores do espaço.

Quando entramos e percorremos as estantes repletas, percebemos que os livros são um dos eixos centrais desta paixão. “Como o Ivo, que é um dos sócios do núcleo fundador do espaço, tem uma vasta experiência no ramo alfarrabista, aproveitámos esse saber. Os livros à venda dividem-se ente os que são oferecidos à associação e os que nós compramos. A livraria generalista é o combustível que alimenta as nossas actividades”, conta-nos Hugo, contente por perceber que, embora recente, o projecto é autossustentável.

A moldura de livros é o cenário onde a interacção com os habitantes do bairro acontece. Para além de uma porta aberta suscitar curiosidade, uma vez por semana, as crianças de um infantário vizinho enchem o espaço para aqui escutar contos tradicionais infantis. E os residentes do lar instalado no Convento da Encarnação redescobrem o prazer de escutar poesia, uma vez por semana, em sessões muito participadas.

 

Pessoa&Co (20)

 

“Um projecto destes só faz sentido com uma forte componente social, que se faz interagindo com as pessoas que vivem este bairro. É o eixo central de uma certa política de intervenção cultural que tentamos dinamizar. Depois, e já para fora do bairro, temos várias propostas culturais, que vão desde exposições que se renovam a cada mês, lançamentos de livros, cursos personalizados de idiomas. E estamos só no princípio”, enumera Hugo.

O Couchsurfing de Lisboa reúne-se aqui regularmente e, já em Janeiro, arranca um clube de leitura em torno da obra de Mário Zambujal. “Sentimos que despertamos curiosidade, e que as pessoas passam palavra. A porta está sempre aberta, até para os que quiserem tomar um café antes de regressar a casa, ou simplesmente beber aqui o primeiro copo da noite.”

 

Texto: Rui Lagartinho     Fotografias: David Kong

 

Associação Cultural Espaço Pessoa & Companhia

Calçada de Santana, 177.

Horário: 3ª a 5ª 14-21. Sexta e Sábado 14-24. Domingos 14-20.

 

Informações e agenda:

 https://www.facebook.com/pages/Pessoa-e-Companhia-Associa%C3%A7%C3%A3o-Cultural/126671310852499   

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com