A Comissão Nacional de Eleições deu razão à queixa apresentada por cidadãos do Movimento Autárquico Independente Mais Lisboa e proibiu a publicidade comercial de candidaturas e de páginas de candidatos no facebook.

Segundo a CNE, que analisou a queixa do Mais Lisboa no passado dia 27 de Agosto, essa forma de publicidade viola a lei eleitoral, pelo que esta comissão se propôs instaurar processos de contraordenação ao PPD/PSD, ao CDS-PP, ao MPT, ao PS e ao próprio Facebook. E mandou suspender as campanhas pagas naquela rede social.

“A utilização da ferramenta “histórias patrocinadas” do facebook para promover, contra pagamento, a divulgação de páginas de candidatos ou de candidaturas viola a proibição de utilização de meios de publicidade comercial para fazer propaganda eleitoral”.

Com uma única ressalva, prossegue a CNE, “salvo se essa utilização se destinar exclusivamente ao anúncio de uma iniciativa de campanha concreta, contendo apenas a identificação da candidatura, da iniciativa, da data, da hora e do local da sua realização e dos participantes, se for o caso”.

O Mais Lisboa – Movimento Autárquico Independente de Lisboa concorre às eleições autárquicas de Lisboa através de candidaturas independentes nas freguesias da Penha e Estrela.

 

Texto: Fernanda Ribeiro

Comentários
  • Rui Martins
    Responder

    O dinheiro dos nossos impostos, dá para tudo.
    Até para publicidade no facebook.
    Vergonha.

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com