São 211 os projectos a votação, até 6 de Novembro, na edição de 2014/2015 do Orçamento Participativo de Lisboa. Através do portal da participação (www.lisboaparticipa.pt) e do envio de um sms gratuito para o número 4310 a indicar o número da proposta preferida, os cidadãos vão poder apontar quais os que consideram mais importantes e desejam ver postos em prática pela Câmara Municipal de Lisboa (CML).
Cada cidadão tem direito a dois votos, um por cada grupo de projectos: aqueles cujo orçamento será de valor igual ou inferior a 150 mil euros e aqueles cujo orçamento será de valor superior a 150 mil euros e até 500 mil euros. A colocação dos projectos a votação, iniciada nesta quinta-feira (25 de Setembro), acontece após os técnicos do município terem analisado as 669 propostas apresentadas pelos cidadãos.
O nível de participação nas sucessivas edições do Orçamento Participativo de Lisboa tem vindo sempre a crescer. Dos cerca de mil votantes da edição inaugural, em 2008, deu-se um salto até aos 36 mil da última votação, ocorrida no ano passado, e que acabou por decretar a vitória da proposta de reabilitação do Jardim Botânico de Lisboa na categoria dos projectos orçados até meio-milhão de euros – e que contou com 7553 votos.
Texto: Samuel Alemão