A ideia é evidenciar a grande missão que Lisboa tem pela frente. E que tarda em concretizar de forma ampla e decidida, apesar das promessas eleitorais. De hoje a 26 de Março, as atenções estarão focadas na primeira edição da Semana da Reabilitação Urbana. Conferências, tertúlias, workshops, exposições, visitas guiadas e actividades culturais fazem parte do programa da iniciativa organizada pela Vida Imobiliária e pela Promevi, como o apoio da câmara municipal. O arranque é dado às 10h desta quarta-feira, com a conferência “Novas Estratégias para a Reabilitação Urbana”, no MUDE – Museu do Design e da Moda de Lisboa, na Rua Augusta.

O  museu será, a par do Terreiro do Paço e do vizinho Pátio da Galé, o cenário para o conjunto de actividades previstas. O Pátio da Galé funcionará, até dia 21, como casa do Espaço da Reabilitação Urbana, onde se cruzarão o grande público e os profissionais, sejam prestadores de serviços, empresas de materiais e equipamentos, promotores e mediadores imobiliários – que terão expositores próprios. Serão ali realizadas mais de meia centena de actividades. O MUDE, por seu turno, acolherá a maior parte das conferências e workshops, que incluirão “a apresentação e debate de temas transversais à reabilitação urbana tais como o impacto no turismo, a dimensão social, a sustentabilidade da cidade e as formas de financiar a reabilitação”.

Um dos pontos de maior interesse para o público em geral será protagonizado pelos Passeios da Reabilitação Urbana – LisNova-LisVelha, realizados todos os dias, entre as 15h e as 18h. “Estes passeios pedonais vão percorrer um itinerário que passa pela Rua Augusta, pelo MUDE, pela Rua dos Fanqueiros, Rua do Comércio, Quarteirão do Banco de Portugal, Rua do Arsenal e Rua do Alecrim, com paragens em espaços, quer públicos quer privados, de grande valor patrimonial e cultural, bem como a visita a espaços recentemente reabilitados”, pela mão dos engenheiros Vítor Cóias e João Appleton e o arquitecto José Aguiar. No dia 23, o Torreão Nascente do Terreiro do Paço acolherá o Archikidz, uma festa-workshop onde as crianças aprenderão um pouco sobre o ofício do arquitecto e construirão uma maquete.

Veja o programa completo em www.semanadareabilitacao.vidaimobiliaria.com

 

Texto: Samuel Alemão

Comentários

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com