Ciclovia universitária e trilhos de Monsanto vencem Orçamento Participativo de Lisboa

ACTUALIDADE
Samuel Alemão

Texto

MOBILIDADE

Cidade de Lisboa

11 Novembro, 2014




As duas propostas mais votadas na edição 2014 do Orçamento Participativo de Lisboa são a “U-Lisboa em Bicicleta” e a “Trilhos de Monsanto”, que verão assim a sua concretização ser financiada com verbas até meio milhão de euros cada uma. São elas as grandes vencedoras da edição mais participada de sempre, com 36.032 votos em 211 projectos a votação, cujos resultados foram revelados ao início da tarde desta quarta-feira (11 de Novembro), em sessão solene ocorrida no salão nobre dos Paços do Concelho.

Para além delas, foram ainda conhecidos outros onze projectos, com custos até 150 mil euros, que verão a sua execução ser financiada pelo orçamento camarário, num total de 2,42 milhões de euros. Entre estas, todas elas espalhadas por diferentes freguesias da cidade, encontram-se as mais variadas propostas. Da requalificação da Azinhaga das Carmelitas, em Carnide, à implementação de um pomar na Quinta dos Lilazes, no Lumiar, passando pela criação de uma aplicação móvel, até ao projecto de formação “Programação Lisboa – Desemprego Zero”.

Duas destas propostas vencedoras (a 54 e a 55) com valores de execução abaixo dos 150 mil euros dizem respeito à criação de ligações cicláveis – sendo que coincidem na área de intervenção no eixo Avenida Almirante Reis/Avenida Guerra Junqueiro/Avenida de Roma. A proposta 54, intitulada “Mobilidade Ciclável”, cinge-se a este eixo. Já a proposta 55 acrescenta-lhe o eixo Avenida da República/Avenida Fontes Pereira de Melo/Avenida da Liberdade, sugerindo para ambas as zonas a “implementação de medidas de acalmia e de sinalética que promovam velocidades de circulação de tráfego abaixo de 30 km/h e lembre a partilha de espaço com bicicletas”.

O projecto que teve mais votos, 4.588, porém, foi o “U-Lisboa em Bicicleta”, com o número 189. Propõe-se “promover a elaboração da expansão e articulação da rede ciclável a todos os edifícios e áreas da Universidade de Lisboa por forma a fomentar a Mobilidade Suave”. A ideia base associada ao projecto é a criação de um circuito ciclável, ligando a Cidade Universitária aos diversos pólos da academia espalhados pela cidade, numa rede com uma extenção de 24 quilómetros. E tal poderá significar a sobreposição com parte das ciclovias existentes em Lisboa.

“Agora, vamos estudar com a Câmara de Lisboa a melhor forma de implementar este projecto, olhando para o que já existe. Há troços que serão aproveitados, com certeza”, explicou aos jornalistas, no final da cerimónia, Márcia Valério, responsável pelo pelouro da sustentabilidade da reitoria da Universidade de Lisboa. “Isto é importante, porque se assiste a uma grande mudança de comportamento dos alunos, que cada vez mais usam a bicicleta nas suas deslocações para a universidade”, diz a representante da proposta. Márcia salientou que a mesma nasceu da colaboração entre todas as faculdades da UL e que deverá também concretizar-se pelo investimento em estruturas de apoio e sinalização.

Apostar sobretudo nessa componente é a linha de força da segunda proposta mais votada, “Trilhos de Monsanto” (145), a qual deverá levar à “implementação de uma rede hierarquizada de caminhos que promovam a mobilidade suave e de recreio” no Parque Florestal de Monsanto. Da responsabilidade dos cidadãos Nuno Pimenta e Miguel Pinho, ela deverá criar as condições de navegabilidade dentro daquela imensa mancha verde, seja para quem corra, caminhe ou ande de bicicleta. “Cada vez há mais pessoas a fazer os trilhos, mesmo de madrugada, e, com a marcação que será implementada, poderão passar a fazê-lo sem se perderem”, diz Miguel Pinho.

Lista dos vencedores:
http://www.cm-lisboa.pt/fileadmin/Noticias/ficheiros/Projetos_OP_2014.pdf

* Texto rectificado às 15h50. Corrige nome do projecto vencedor “U-Lisboa em Bicicleta”. 

** Informação acrescentada, às 17h45, sobre outros projectos vencedores de vias cicláveis. 

MAIS ACTUALIDADE

COMENTÁRIOS

  • Nuno Rebelo
    Responder

    RT @ocorvo_noticias: Ciclovia universitária e trilhos de Monsanto vencem Orçamento Participativo de Lisboa – http://t.co/fjC8nW1Phi

  • Nuno Fraga Coelho
    Responder

    Ciclovia universitária e trilhos de Monsanto vencem Orçamento Participativo de Lisboa http://t.co/mRk6zLad0p

  • Hugo Mendes
    Responder

    “Ciclovia universitária e trilhos de Monsanto vencem OP de Lisboa”.

    E, lentamente, os cépticos vão perdendo.

    http://t.co/1ZP8DpLhgU

  • Ana Paula Cardoso
    Responder

    Já cruzo o Monsanto diversas vezes de bicicleta, mas sempre por estrada! Já me aventurei por alguns trilhos e muito há por explorar 😀

  • José
    Responder

    Tinha que ganhar, o club dos ciclistas, são muitos.
    Vão gastar tanto dinheiro, para depois ficar tudo ao abandono.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Send this to a friend