Câmara de Lisboa vai construir uma ponte ciclo-pedonal sobre a Calçada de Carriche
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) preparar-se para lançar, até ao final deste ano, o concurso público do projecto de construção de uma ponte, destinada aos peões e às bicicletas, sobre o vale da Calçada de Carriche – umas das principais entradas na capital, pela qual passam diariamente dezenas de milhar de automóveis. A infra-estrutura permitirá realizar a ligação entre as zonas ocidental e oriental do futuro Parque Periférico da cidade, ao mesmo tempo que assegurará aos ciclistas uma conexão eficaz entre a zona Norte de Lisboa e a área central da capital e ainda a Odivelas. O estudo prévio está já feito.
A ligação será estabelecida entre a área da Quinta dos Alcoutins, do lado ocidental, e o Vale da Ameixoeira, do lado oriental. Quando estiver construída, permitirá um contínuo atravessamento de bicicleta e a pé entre Monsanto e o Alto do Lumiar, num corredor junto à fronteira setentrional da capital. Disso mesmo deu conta José Sá Fernandes, vereador da Estrutura Verde, na semana passada, durante uma reunião pública descentralizada do executivo municipal. Até à inauguração da ponte estarão concluídas as outras obras, em curso ou a iniciar em breve, de alguns dos parques verdes situados a montante a jusante da futura ligação e que constituem o esqueleto do Parque Periférico.
“Existe o problema da ligação da Quinta dos Alcoutins ao outro lado da Calçada de Carriche. Mas, neste momento, já temos pronto o estudo prévio para uma ponte para peões e bicicletas que vai ligar ao outro lado”, disse o vereador, na referida reunião, quando respondia às queixas de um munícipe pela enorme demora na concretização do Parque Periférico de Lisboa – um projecto anunciado pela CML, em 1992, quando Jorge Sampaio era presidente da autarquia, seguindo um plano elaborado pelo aquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles. Neste momento, estão a ser realizadas as obras da área verde que ligará o Vale da Ameixoeira à zona das Galinheiras.
Sá Fernandes considera que a nova ligação “é a parte mais importante para se ligar os dois extremos do Parque Periférico e, assim, não termos aquela barreira”, disse, falando sobre a Calçada de Carriche. “Esperamos lançar o concurso desta obra ainda durante este ano, mas ainda temos que fazer o projecto de execução”, anunciou o autarca, antes de explicar que a construção da passagem superior será aproveitada para realizar um arranjo paisagístico da área entre a Quinta dos Alcoutins e o olival adjacente, local a partir de onde a nova estrutura fará a ligação ao outro lado.
O Corvo tentou saber mais pormenores sobre a construção da ponte para peões e ciclistas, mas o responsável de comunicação do vereador José Sá Fernandes garante que, de momento, as explicações dadas publicamente pelo autarca são as que podem ser adiantadas.