A Câmara Municipal de Lisboa, através de uma moção apresentada, esta quarta-feira (11 de Fevereiro), em reunião de executivo, pelo seu presidente, António Costa, e aprovada por unanimidade, propõe que o Aeroporto da Portela se passe a designar Aeroporto Humberto Delgado. Esta é a forma da autarquia se associar às comemorações do meio-século passado sobre o assassinato do homem que se opôs ao regime de António Oliveira Salazar, que se assinala na próxima sexta-feira (13 de Fevereiro) e que ficou conhecido como o “general sem medo”.

 

Para além de lhe reconhecer um destacado papel de combatente contra o Estado Novo, a moção agora aprovada – na qual se inclui, para além da proposta, um voto de saudação em sua memória – destaca o papel “crucial” de Humberto Delgado para a criação da moderna aviação comercial. No texto aprovado salienta-se o facto de ele ter estado ligado à aeronáutica militar, contribuído para a institucionalização dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP) e ainda na criação das primeiras linhas aéreas com Angola e Moçambique.

 

Texto: Samuel Alemão

  • Marta Vale Costa Reis
    Responder

    Aeroporto Aristides Sousa Mendes é que era boa ideia.

  • Luís Simões
    Responder

    Sem desprimor para a figura do General Humberto Delgado, acho que faria muito mais sentido que se chamasse Aeroporto Gago Coutinho e Sacadura Cabral

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com