A crescente comunidade de ciclistas da cidade de Lisboa vai poder começar a circular nos corredores até agora destinados aos transportes públicos rodoviários, a partir do primeiro trimestre de 2015. A introdução da medida está a ser ultimada pelos serviços da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e deverá ser apresentada aos munícipes até ao final deste ano, comunicou, na terça-feira (11 de Novembro), Graça Fonseca, vereadora com os pelouros da Economia, Educação e Inovação, durante a cerimónia de anúncio dos vencedores da edição deste ano do Orçamento Participativo (OP).

 

“No primeiro trimestre de 2015, vamos, finalmente, dar início a dois projectos há muito aguardados pela comunidade de ciclistas. Um será a partilha das faixas BUS com as bicicletas e outro a criação de escadas amigas das bicicletas”, disse Graça Fonseca, após se ter ficado a saber que foi precisamente a comunidade ciclista a grande ganhadora da edição 2014-2015 do OP. Para além do projecto mais votado, o “U-Lisboa em Bicicleta”, contemplado com um orçamento de até 500 mil euros, outras duas propostas envolvendo a mobilidade ciclável, nomeadamente a construção de ciclovias, fizeram parte das escolhas dos lisboetas. Em cada uma delas serão gastos até 150 mil euros.

 

A possibilidade de os ciclistas poderem usar as faixas BUS em Lisboa – a qual se encontra a ser ultimada, após consulta a entidades como o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMTT) e a Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária (ANSR) – vem assim dar cumprimento a uma recomendação aprovada, em Junho passado, pela Assembleia Municipal de Lisboa (AML). A proposta partiu do Partido Pelos Animais e pela Natureza (PAN) e foi votada favoravelmente por PS, PSD, CDS, teve a abstenção do PEV e do MPT e o voto contra do PCP.

 

Partindo das alterações ao Código da Estrada realizadas em 2013, no sentido de conceder mais direitos e responsabilidades aos ciclistas – e sobretudo do seu artigo 77, “que dá às Câmaras Municipais competência para permitir a circulação de velocípedes nas vias reservadas, como as faixas BUS” -, o texto aprovado na AML recomendava à CML que “permita a circulação de velocípedes em todos os corredores BUS da cidade, procedendo posteriormente à adequação do seu desenho, sempre que esta se revele necessária”.

 

O documento recomendava ainda que fosse “divulgada informação sobre comportamentos a adoptar no âmbito desta nova realidade, quer aos motoristas dos transportes públicos quer aos ciclistas” e pedia à CML para “sinalizar convenientemente os corredores BUS, quer através de sinalização vertical quer com pictogramas de um velocípede no solo, de forma a reforçar a sua presença e legitimidade no corredor”.

 

Poucas semanas após a aprovação dessa recomendação, o PAN apresentou e viu aprovada pela generalidade dos partidos com representação na AML uma outra, intitulada “Por uma melhor Mobilidade Ciclável”. Nela, e entre outras coisas, pedia-se à câmara que “promova soluções alternativas para a rede de vias clicáveis definidas quando, por questões financeiras ou técnicas, não for possível a sua implementação”.

 

Texto: Samuel Alemão

  • Maria Papoila
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    este projecto foi vencedor de uma edição do orçamento participativo há alguns anos, mas nunca implementado. essa é a ideia original deste projecto, que não vem expressa no artigo.

  • Pedro Vale Dos Santos
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    (disclaimer: eu ando de bicicleta) É preciso que que todos os envolvidos partilhem a estrada com civismo. As “guerras” entre cicilistas e condutores de autocarros são conhecidas pelo mundo fora, vamos tentar fazer de Lisboa um bom exemplo.

  • Nuno Guedes
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    Eu ja uso e nunca ninguém me disse que nao podia…

  • Zé Miguel
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    Isto vai dar m…

  • Ap Silvestre
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    confesso que não sei se acho boa ideia que os/as ciclistas utilizem a via do bus. Em Barcelona, cidade onde andei muito de bicicleta era proibido, parece-me demasiado arriscado a possibilidade de um acidente entre um autocarro e um/a ciclista. Apostaria mais pela construção de ciclovias pela cidade

  • Salomão Antunes
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    Agostinho, David.

  • Pedro
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    Acho que é 1 boa medida, e apesar do Silvestre ter alguma razão, pelo menos no BUS em principio só circulam condutores profissionais, vamos acreditar que é 1 bom sinal.

    Curiosamente há uns 2 anos ia a subir do marques para o saldanha, fora da faixa BUS e fui mandado parar por 1 policia que me obrigou (mesmo) a ir para a faixa BUS. apesar de na altura ser proibido concordo que é mais seguro, e acho que ele fez bem 🙂

  • Nuno Graça
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    medo muito medo!!!

  • Carlos Aboim
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    Para mim ñ muda nada, mas é uma óptima notícia! #sustainablecities #lisboa #bikes http://t.co/gtJ7bE3b5b

  • Sofia Cipriano
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    Isto é como pôr a carroça à frente dos bois!

  • PAN
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    Muito em breve

    A possibilidade de os ciclistas poderem usar as faixas BUS em Lisboa vem assim dar cumprimento a… http://t.co/okFxwZJJhs

  • PAN
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    Esta proposta apresentada pelo PAN na Assembleia Municipal de Lisboa será em breve uma realidade.

    A… http://t.co/3mYzrclpHj

  • Gerhard Sardo
    Responder

    RT @Partido_PAN: Esta proposta apresentada pelo PAN na Assembleia Municipal de Lisboa será em breve uma realidade.

    A… http://t.co/3mYzrc…

  • educacao-rodoviaria
    Responder

    Bicicletas poderão usar corredores BUS de Lisboa a partir do início de 2015. http://t.co/cPCWZ8Kybn

  • Dina Paulista
    Responder

    Chiu, não digam a ninguém, mas eu já há muito que uso 🙂

  • Nuno Quaresma
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    Bicicletas poderão usar corredores BUS de Lisboa a partir do início de 2015 http://t.co/G85kVxHlOZ

  • Freebike
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    Bicicletas poderão usar corredores BUS de Lisboa a partir do início de 2015 | O Corvo | sítio de… http://t.co/LiQzNTohd7

  • Blog Menos Um Carro
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  • jose admilson gusmao
    Responder

    Bicicletas poderão usar corredores BUS de Lisboa a partir do início de 2015 | O Corvo | sítio de… http://t.co/hNjrsg5pQv

  • Florbela Augusto
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    Bicicletas poderão usar corredores BUS de Lisboa a partir do início de 2015 http://t.co/9KSwRzjfb6

  • amc ricardo
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    Bicicletas poderão usar corredores BUS de Lisboa a partir do início de 2015 | O Corvo | sítio de… http://t.co/TBo4jjBUSx

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